Foto: Divulgação

A Universidade Federal de São João Del-Rei irá realizar em Divinópolis um levantamento do número de cães e gatos abandonados. O trabalho faz parte do projeto “Amigos de Quatro Patas” e será desenvolvido pela professora Beatriz Alves. A intenção é promover ações de informação e conscientização para adoção e guarda, diminuindo a população de animais de rua na cidade.

De acordo com a coordenadora do projeto, Beatriz Alves, o abandono de animais promove o aumento da população de cães e gatos de rua, o que traz problemas ambientais e de saúde, tanto para os animais em situação de abandono como para a própria população. Grande parte dos animais abandonados são submetidos a maus tratos e condições precárias de sobrevivência, o que facilita a proliferação de doenças entre eles e deles para o homem.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Segundo dados de ONGs que trabalham com a proteção de animais, em Divinópolis o aumento da população de animais de rua é grave e se encontra atualmente descontrolado. A estimativa é de que existam mais de doze mil cães de rua no município. Em relação ao número de gatos não há nenhuma estimativa.

Uma das doenças que mais preocupam as autoridades é a Leishmaniose que apresenta uma incidência considerável e o aumento da população de cães abandonados e em condições precárias acarreta um aumento em potencial para fonte de infecção, pois o mesmo pode atuar como reservatório da doença.

Todos esses dados preocupantes levaram a Professora Beatriz, a iniciar em Divinópolis o Projeto “Amigos de Quatro Patas” que já existe em São João del-Rei. Com a execução desse projeto, pretende-se, no mínimo, controlar o aumento da população de animais de rua no município. Espera-se também minimizar os riscos de zoonoses transmitidas por estes animais, através da sensibilização da população para adoção e guarda responsável, que deve acarretar uma melhora da sua qualidade de vida.

Além disto, o projeto pretende realizar um levantamento de dados sobre o número e a distribuição de animais de rua no município, bem como confrontá-los com a origem dos animais castrados pelo CREVISA. Esse levantamento deve gerar um banco de dados inicial para futuras comparações a respeito da população dos animais de rua, norteando futuras ações.

Para dar o pontapé inicial será realizado na próxima terça-feira (03) às 17h30, no Auditório do Campus-Centro Oeste, o lançamento do projeto. Na programação será feita a apresentação dos parceiros: SPAD – Sociedade Protetora dos Animais de Divinópolis, Projeto Vida Animal, Agenda 21 de Divinópolis e Prefeitura Municipal de Divinópolis.

Será realizada ainda uma mesa redonda para discussão do assunto com a presença de especialistas, representantes das ONGs, da Prefeitura Municipal de Divinópolis e da UFSJ.