Universidade Federal de São João Del Rei UFSJ Divinópolis
A UFSJ levou nota 5 em outros quesitos (Foto: Divulgação)

Nesta edição, alunos do ensino fundamental das Escolas Estaduais Martin Cyprien, EE Antonio Olímpio de Morais, EE Luiz de Melo Viana Sobrinho, EE Patronato Bom Pastor e EE São Francisco de Assis foram orientados por discentes dos cursos de doutorado, mestrado e graduação do Campus Campus Centro-Oeste envolvidos no projeto a preparar Kits de ciências e todo o material que serão apresentados nestas Feiras de Ciências.

Foram desenvolvidos projetos nas áreas de Meio Ambiente, Energia Renovável e Saúde, tais como contaminação de água com metais, qualidade da água – coliforme fecais, energia renovável – célula fotovoltaica, nutrição – sal e açúcar em alimentos, realidade aumentada, montagem de pilhas com reagentes químicos, planta aromática como repelentes de insetos, plantas como larvicidas de mosquitos e proteção de luz UV – protetor solar.

Além do coordenador Prof. João Máximo, participam do projeto “UFSJ vai à praça” os professores da UFSJ Daniel Bonoto, Joaquim Maurício Duarte, Luís Fernando Soares e Stênio Nunes, o técnico de laboratório Mairon Coimbra, o professor da UEMG Adriano Parreira e cerca de 40 alunos da UFSJ e UEMG.

Além das Feiras de Ciências, no dia 11 de novembro, os 9 experimentos serão apresentados na Praça do Santuário, de 9h às 12h, pelos alunos dessas escolas. O projeto tem fomento financeiro do CNPq, auxilio transporte e logistico da UFSJ/CCO.