Semusa alega que houve repasse insuficiente das doses de BCG e Pentavalente
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da Vigilância Epidemiológica/Central de Imunização, informou nesta quinta-feira (22/08) que o estoque de vacinas BCG e Pentavalente estão comprometidas. O Governo de Minas Gerais é o responsável por repassar as vacinas.
O município encontra-se com estoque reduzido da vacina BCG (previne a tuberculose), devido ao recebimento de doses insuficientes para o atendimento de todos os recém-nascidos. A Central de Imunização recebeu um quantitativo de 200 doses para vacinação durante agosto. Trata-se de vacina com validade pós-abertura de 6h, desta forma, com o intuito de utilizar todas as doses disponibilizadas após a diluição do frasco, o município definiu estratégia de agendamento em duas unidades de saúde.
A Unidade Básica de Saude (UBS) Ipiranga tem 12 vagas para terça-feira. Previsão de agendamento 27/08/, 03/09 e 10/09.
Também na UBS Central existem 14 vagas para 5ª feira. Previsão 29/08/, 05/09 e 12/09.
Com relação à vacina Pentavalente (previne contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilus influenzae B), a Central de Imunização encontra-se com estoque zerado. Considerando ser este o setor responsável pelo abastecimento das 37 salas de vacinação do município não há vacina disponível para reposição dos estoques. Desta forma, o município definiu a estratégia de priorizar a vacinação das crianças de dois meses de idade, ainda sem proteção contra estas doenças com a vacina, garantindo a 1ª dose do esquema. Esta recomendação consta no Memorando Circular nº 20/2019/SES/SUBVPS-SVEAST-DVE- CI der julho/2019 da Secretaria de Estado de Minas Gerais.
Diante do exposto, solicitamos a compreensão da população para a situação que se apresenta de desabastecimento dos estoques das referidas vacinas, tendo a certeza de que tão logo os mesmos sejam restabelecidos a assistência será prestada às nossas crianças conforme define o Calendário Nacional de Vacinação.