Unidade vai funcionar em horário especial (Foto: Divulgação/PMD)

Unidade vai funcionar em horário especial (Foto: Divulgação/PMD)

Foi publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros o decreto assinado pelo Prefeito Vladimir Azevedo, determinando o início da conversão de uma unidade convencional de saúde em três unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

 

A medida considera o novo modelo assistencial estabelecido no Sistema Integrado Municipal (SIM-Saúde), que tem como uma de suas metas a expansão da cobertura da ESF, com a finalidade de promover o fomento à prevenção e promoção à saúde das famílias nos bairros, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde.

 

Inicialmente, as três unidades de Estratégia de Saúde da Família serão implantadas na unidade de Santo Antônio dos Campos, Ermida. Esta unidade é considerada como modelo por ser a única unidade de ESF que funcionará em horário diferenciado, de 9 às 19h, com o objetivo de atender ao público com consultas pré-agendadas, possibilitando atender aquelas pessoas trabalham e não tem a possibilidade de ir até a unidade nos horários normais de atendimento.

 

A região do Rancho Alegre/Belo Vale também será contemplada com uma das três unidades de Estratégia de Saúde da Família, após a conclusão do processo de reestruturação para atender as diretrizes do novo modelo.

 

Estas unidades contarão com equipes formadas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, residentes em uma região de abrangência específica. As equipes atuarão com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde de determinada comunidade.

 

A equipe de médicos e enfermeiros de cada unidade de ESF trabalhará em conjunto com agentes comunitários de saúde (ACS), os quais atuam na realização de visitas às famílias de sua comunidade com o objetivo de detectar e encaminhar as pessoas doentes, além de orientar e executar ações preventivas das doenças encontradas.

 

Para recrutamento desses profissionais, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou uma série de treinamentos e avaliações para contratação dos agentes comunitários. Os candidatos aprovados iniciam os trabalhos na próxima semana. “

 

Após fechamento do contrato, esses agentes já estarão em campo dando início às visitas aos moradores para fazer o trabalho preventivo. Os outros funcionários que compõem a equipe de ESF também já foram encaminhados ao setor de recursos humanos para acertar os detalhes e posteriormente serem alocados” esclareceu a diretora da Atenção à Saúde, Maria Ângela de Souza Alvarenga.