Uma das propostas é a prova online (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

A partir deste semestre, Divinópolis passa a contar com mais uma opção para estudantes que buscam cursos de graduação de forma gratuita. A Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com a Prefeitura de Divinópolis, tem a proposta de ser um sistema integrado por universidades públicas com ensino por meio da metodologia de educação à distância.

Na quarta-feira (04/10), abrem-se as inscrições para os Cursos de Graduação de Computação (licenciatura) e Matemática (licenciatura), ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo (IFTM). Serão disponibilizadas 80 vagas, 40 para cada curso, na modalidade de educação à distância, com encontros presenciais mensais.

A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população com dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação à distância. O Sistema UAB funciona como articulador entre as instituições de ensino superior e os governos estaduais e municipais, com vistas a atender às demandas locais por educação superior.

Essa articulação estabelece qual instituição de ensino deve ser responsável por ministrar determinado curso em certo município ou certa microrregião por meio dos pólos de apoio presencial.

A UAB Pólo Divinópolis vai funcionar no Centro Técnico Pedagógico (Cetepe), onde está montado um laboratório de informática. O acesso aos cursos se dará por três modos: candidatos concluintes do ensino médio que irão se submeter às provas do IFTM; candidatos concluintes do ensino médio e participantes do Enem de 2011 a 2016 e candidatos portadores de diploma de graduação. Das 80 vagas ofertadas em Divinópolis, 60% são destinadas aos candidatos optantes pelo sistema de reserva de vagas, 5% às pessoas com deficiência e 35% à ampla concorrência.

Podem concorrer à reserva de vaga os candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino, considerando-se a renda familiar bruta mensal per capita e a autodeclaração étnica. Já os candidatos com deficiência deverão comprovar sua condição com entrega de documentação comprobatória no ato da matrícula.

O período das inscrições será das 10 horas de 4 de outubro de 2017 às 23h59 de 26 de outubro de 2017, considerando o horário de Brasília. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela Internet no site www.iftm.edu.br/ingresso em “Cursos Superiores a Distância UAB – 2017/2”.

Para a inscrição será necessário documento de identificação e CPF do candidato. O valor da inscrição será de R$ 50. Será necessário, após o preenchimento do formulário de inscrição, imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa. O candidato poderá solicitar isenção desta taxa de inscrição, caso se enquadre nos requisitos do programa de isenção da taxa de inscrição.

Para validar as inscrições, os candidatos dos itens “b” e “c” deverão enviar os documentos digitalizados (escaneados), conforme a modalidade escolhida na inscrição