Pessoas com suspeitas de dengue devem procurar o ambulatório central (Foto: Juliano Vilela/PMD)

Pessoas com suspeitas de dengue devem procurar o ambulatório central (Foto: Juliano Vilela/PMD)

Nos seis primeiros dias de funcionamento, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h Padre Roberto Cordeiro, atendeu 2.061 pacientes de Divinópolis e cidades vizinhas. Estão presentes no plano de trabalho da unidade, clínica médica, pediatria, cirurgia e ortopedia, para os casos considerados de urgência e emergência.

 

De acordo com o protocolo de Manchester são atendidos na UPA, na classificação de risco, paciente amarelo com atendimento até 30 minutos, laranja 10 minutos e vermelho de maneira imediata. “Logo no primeiro fim de semana de funcionamento nós recebemos pacientes com traumas importantes, como fraturas expostas em virtude de um evento de motocross na cidade. Ainda no último domingo devido a chuva tivemos alguns acidentes graves”, mencionou o diretor técnico, Marco Aurélio Lobão.

 

A direção da UPA confirmou que o tempo ainda é de ajuste e de adequação. Ainda segundo Lobão, a alta demanda desta semana foi principalmente devido a dengue. “Nós estamos tentando organizar o serviço de maneira para dar a melhor resposta a população. Nesta primeira semana tivemos uma surpresa com relação a essa epidemia da dengue. E isto fez com que aumentasse o número de pacientes atendidos”, finalizou o diretor técnico da UPA.

 

O comerciante Magno de Souza Morais, de 64 anos ficou satisfeito da forma como foi atendido. “Foi a primeira vez que procurei atendimento e foi excelente. Foi rápida a consulta e os exames também. Já estou sendo transferido para o São João de Deus, porque o meu caso, segundo o médico, é de internação”, falou.

 

Jair Joaquim Júnior é da comunidade rural da Mata dos Coqueiros, e acompanhou a mãe, que sofre de asma crônica. “Foi ótimo o atendimento, ela foi encaminhada ao médico de maneira rápida, sem fila. Ela faz o uso de bombinha, mas não estava fazendo efeito. Me senti bem tranquilo”, afirmou.