A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto encerrou o primeiro bimestre de 2017 com 20 mil atendimentos. Destes, quase 700 pessoas tiveram tratamento e receberam alta da unidade.

Conforme o relatório da Diretoria de Atenção de Urgência e Emergência, somente em janeiro foram 10.455 atendimentos, distribuídos nas clínicas médica, pediátrica, cirúrgica, ortopédica e neurológica, além da bucomaxilo e serviço social. Segundo os dados, 384 pessoas obtiveram tratamento e receberam alta.

Já em fevereiro foram 9.549 atendimentos na UPA Padre Roberto. 313 tiveram tratamento na unidade e receberam alta neste período.

“É um fluxo de milhares de pacientes por mês e estamos atendendo bem as demandas. A UPA recebe pacientes de várias clínicas médicas e os profissionais estão empenhados em atender a população que procura o atendimento médico”, destacou a diretora de Urgência e Emergência, Cristiane Silva Joaquim.

Desde março de 2014, quando foi inaugurada a UPA, já foram quase 360 mil atendimentos.    

A unidade faz parte do Sistema Integrado Municipal de Saúde (SIM) e conta com uma equipe composta por cerca de 200 profissionais, com médicos das áreas de pediatria, clínica geral e ortopedia, além de enfermeiros, técnicos em enfermagem e profissionais de serviço social. A UPA Padre Roberto foi construída de acordo com normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Com 1,8 mil metros de área construída e capacidade para atender 450 pessoas por dia, a UPA Padre Roberto é composta por 27 leitos de observação, 20 adultos e sete pediátricos. A estrutura foi projetada para até 300 mil pessoas, população superior à de Divinópolis, possibilitando que o município pactue atendimentos de saúde com outras cidades da região, como Carmo do Cajuru, São Gonçalo do Pará, São Sebastião do Oeste e Itapecerica.

Reivindicações

O fim da terceirização da UPA é uma das reivindicações da campanha salarial dos servidores de Divinópolis. Eles alegam precarização do serviço e afirmam que com o valor pago à Santa Casa de Formiga o município tem condições de gerir com resultados melhores.