“Dar equipamento é muito simples. Quem banca?”, questiona presidente da Amvi; Zezinho afirmou que emenda não pode ser usada para comprar de insumos

Como antecipado pelo PORTAL GERAIS, as 13 cidades que compõe à Associação dos Municípios do Vale do Itapecerica (Amvi) recusaram a Usina de Asfalto, ainda que por meio de consórcio. A confirmação ocorreu nesta quinta-feira (05) em reunião com os prefeitos na sede da entidade.

O presidente da Amvi, o prefeito de Cláudio José Rodrigues (PSDB) conhecido como Zezinho afirmou que a decisão foi unânime, incluindo o apoio do prefeito de Carmo do Cajuru. Edson Vilela chegou a declarar que aceitaria a usina se houvesse consórcio. Zezinho disse que a gravação dele foi editada dando a entender que a cidade ficaria com o equipamento.

“O objeto da usina não pode ser alterado e o município beneficiado também não pode, que é Divinópolis. Não pode ser Carmo do Cajuru, Cláudio”, explica.

Entre as justificativas estão: falta de garantia para o custeio mensal; falta de mão de obra técnica especializada; dificuldade em estabelecer o rateio entre os municípios; inviabilidade técnica para manutenção do equipamento. Os prefeitos não quiserem dizer em números qual seria o gasto com custeio, apenas afirmaram que nenhum município tem recursos para isso.

“Aqui no nosso país se dá muito equipamento e pouco recurso para custeio. Não adianta dar equipamento. Temos o hospital em Divinópolis. Quem vai custear quando ele estiver pronto. Dar equipamento é muito simples. Quem banca?”, indagou, descartando emenda parlamentar.

O deputado Cleitinho Azevedo (Cidadania) chegou a declarar que garantiria o custeio por meio de emenda. Recentemente, ele também se comprometeu a direcionar todas as emendas dele para o Hospital Regional caso a obra fosse retomada. A afirmação foi feita em entrevista à Rádio Minas.

“Não existe emenda parlamentar para comprar brita, óleo diesel para fazer o asfalto”, afirmou o prefeito de Cláudio.

Os municípios que recusaram a usina são: Itapecerica, Cláudio, Carmo da Mata, Carmo do Cajuru, São Gonçalo do Pará, São Sebastião do Oeste, Divinópolis, Perdigão, Pitangui, Pedra do Indaiá, Conceição do Pará, Camacho e Igaratinga.

Nove prefeitos participaram da reunião, entretanto, segundo presidente da entidade, todos os 13 são unânimes na decisão.

Assista a entrevista completa concedida pelo prefeito de Divinópolis, Galileu Machado (MDB):

Manifestação

Uma manifestação contra recusa do prefeito de Divinópolis, Galileu Machado (MDB) está prevista para esta sexta-feira (06), às 12h, na porta da prefeitura.

Uma enquete em andamento na fanpage do PORTAL GERAIS avalia qual é a opinião da população. Iniciada ontem, cerca de 594 pessoas já participaram. Até o momento 93% dos votantes são favor e 7% contra. Você ainda pode participar clicando aqui.