O uso inteligente da água é tema de palestras realizadas pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), por meio do Distrito do Alto Pará (DTAP) em vários setores de Divinópolis. Os técnicos já falaram sobre o assunto com 140 militares e com outros 30 coordenadores da Rede de Vizinhos Protegidos de Divinópolis.
A palestra aborda temas como ciclo e estados da água, captação e tratamento, identificação de vazamentos, boas práticas e dicas para o consumo consciente. O próximo encontro será na Gerdau, durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). Ao todo, 150 colaboradores participarão da palestra.
A proposta é que essas pessoas se transforme em agentes multiplicadores. Em outras palavras, espalhem essas orientações à sociedade. No caso da Rede de Vizinhos Protegidos, por exemplo, a expectativa é que os coordenadores levem o tema aos 57 bairros contemplados em Divinópolis, atingindo 7,5 residências cadastradas no programa.
“Os coordenadores são porta vozes da Polícia Militar onde o programa está instalado e por meio deles conseguimos alcançar um público estimado entre 20 mil a 25 mil pessoas. Eles são multiplicadores”, destaca o sargento Pinheiro.
Para uma das coordenadoras da Rede na região Central, Vanessa Ribeiro, a palestra foi muito importante.
“Recebemos muitas dicas de como economizar água e energia. Todo o aprendizado será dividido e compartilhado com os membros da Rede”, pontua.