Mais de 20 mil idosos devem ser vacinados (Foto: Divulgação)

Mais de 20 mil idosos devem ser vacinados (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde, através de ação conjunta entre as diretorias de Vigilância em Saúde (Vigilância Epidemiológica) e de Atenção Primária à Saúde, já está se preparando para a 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza – 2014. A campanha terá início no dia 22 de abril e se estenderá até o dia 09 de maio, disponível em todas as unidades de saúde de Divinópolis. No sábado, dia 26 de abril, será realizado o Dia D de Vacinação de 8 às 17h nas unidades de saúde.

 

Nos dias 14 e 15 de abril será realizada uma reunião com os enfermeiros das unidades de saúde para serem repassadas aos profissionais todas as informações referentes a esta campanha para que estes sejam multiplicadores das informações repassando-as aos colegas de trabalho nas unidades de saúde.

 

A Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza tem como principal objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para vacinação. Por isso, foram definidos alguns grupos prioritários para receber a vacina. Ao todo o alvo desta campanha é vacinar 48.944 em Divinópolis, divididas em vários grupos. Meta é vacinar 100% da população alvo, sendo aceitável o mínimo de 80% desta população.

 

Devem ser vacinados 3.220 trabalhadores de saúde que exercem suas atividades em unidades que fazem atendimento para a influenza. Estes profissionais serão vacinados em seus locais de trabalho. Os idosos com 60 anos ou mais também devem ser vacinados e este grupo tem um público de 24.618 pessoas.

 

Indivíduos portadores de doença crônica devem apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação. Entre este grupo o público alvo é de 7.393 pessoas.

 

Também deverão ser vacinadas 1.942 gestantes, em qualquer período da gravidez, e 319 puérperas (mulheres com até 45 dias de pós parto) que devem apresentar documentação comprobatória da condição como certidão de nascimento da criança, cartão de gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto. As crianças de 6 meses a menores de 5 anos (04 anos, 11meses e 29 dias) também deverão ser vacinadas. Este grupo representa 11.453 crianças.