Objetivo é priorizar o atendimento restrito para a imunização dos grupos de risco contra a gripe Influenza H1N1
Com o cenário epidemiológico de pandemia global, o ministério da Saúde divulgou na terça-feira (24), a suspensão de vacinas rotineiras até o dia 15 de abril, com o objetivo de priorizar o atendimento restrito para a imunização dos grupos de risco contra a gripe Influenza H1N1.
Nesta primeira fase que começou na segunda feira (23), os públicos prioritários são idosos e trabalhadores de Saúde. As vacinas foram suspensas para adultos e crianças, afim de evitar aglomerações entre os grupos, que ocasionariam a disseminação do novo Covid-19.
Com a finalidade de não aglomerar diferentes públicos, foram separados os horários de atendimento. De 8h às 10h30 e de 15h às 16h30 o serviço é exclusivo para idosos e de 13h30 as 15h o atendimento é exclusivo para agentes de saúde.
A segunda fase de vacinação começará no dia 16 de abril. Os públicos prioritários serão os professores das escolas públicas e privadas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e profissionais das forças de segurança e salvamento.
A terceira e última etapa, terá início no dia 09 de maio atendendo crianças de 6 meses à menores de seis anos de idade, gestantes e puérperas (que se encontram no período de pós-parto), povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência física.
O secretário Municipal de Saúde, Amarildo de Sousa, afirma que não podemos deixar de tomar todas as medidas cabíveis para combater o mais rápido possível a contaminação do coronavírus.
“Essa divisão irá evitar aglomerações nas três etapas de vacinação de toda população”, concluiu.