As vacinas serão distribuídas a partir desta terça-feira (18/5) (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A vacina contra a Covid-19 para as crianças tem dosagem e composição diferentes daquela utilizada para os maiores de 12 anos

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informou, nesta sexta-feira (17/12), que, apesar da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter aprovado ontem (16/12), a indicação da vacina Comirnaty para imunização contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade, esta vacinação ainda não tem data para acontecer.

O início da vacinação deste público contra a Covid-19 depende da compra deste imunizante pelo Ministério da Saúde e o posterior repasse das doses aos estados e municípios. Ele é produzido pelo consórcio Pfizer-BioNTech.

A Prefeitura destacou que seus técnicos tem contato frequente com os setores responsáveis pelo envio de doses para o município e, tão logo o mesmo chegue ao Brasil e seja entregue ao estado de Minas Gerais, a cidade estará pronta para organizar a vacinação deste público.

“Assim como, desde o início da vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura de Divinópolis dará ampla divulgação a qualquer novidade que envolva a chegada das doses para as crianças de 5 a 11 anos.”, informou.

Segurança da Vacina

A autorização da Anvisa veio após uma análise técnica criteriosa de dados e estudos clínicos conduzidos pelo laboratório que produz o imunizante. Segundo a equipe técnica da Agência, as informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz para o público infantil, conforme solicitado pela Pfizer e autorizado pela Anvisa.

Vacina diferente para crianças e adultos

A vacina contra a Covid-19 para as crianças tem dosagem e composição diferentes daquela utilizada para os maiores de 12 anos. A formulação da vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas) com, pelo menos, 21 dias de intervalo entre as doses.

A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas. Para os maiores de 12 anos, a vacina, que será aplicada em doses de 0,3 mL, terá tampa na cor roxa. A vacina também tem esquema de conservação diferente, já que pode ficar por 10 semanas em temperatura de 2ºC a 8ºC.