Crianças estudam em tempo integral em uma das instituições (Foto: Divulgação)
Crianças estudam em tempo integral em uma das instituições (Foto: Divulgação)

Crianças estudam em tempo integral em uma das instituições (Foto: Divulgação)

As vagas na educação infantil, em Divinópolis, foram ampliadas em 31,7%. Crianças de 2 a 5 anos estão matriculadas em 20 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei´s) espalhados em todas as regiões da cidade. Ao todo, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação, estão matriculados 4,9 mil alunos na educação infantil.

Para abrir 1,5 mil vagas na educação de 2 a 5 anos, a Prefeitura de Divinópolis construiu seis unidades nos últimos seis anos. Com mais duas escolas previstas no bairro Jardinópolis e Jardins das Oliveiras outras 500 vagas na educação infantil serão abertas até 2016.

De acordo com a Secretaria de Educação, Divinópolis atendia 4,1 mil crianças em 2009 na educação infantil. Atualmente, são 4,9 mil vagas na educação infantil com mais duas unidades o município terá capacidade para atender 5,4 mil crianças de 2 a 5 anos. Ou seja, as vagas passaram de 4,1 mil em 2009 e vai atingir 5,4 mil crianças até o fim de 2016.

“Toda criança de 4 e 5 anos tem sua vaga garantida nas escolas infantis do município. 75% das crianças de 3 anos são atendidas”, afirmou o secretário Adjunto de Educação, João Renato Souza Cintra.

1ª Integral

cmei Divinópolis está com matrículas abertas

Outras duas unidades serão entregues até o final de 2016 (Foto Ilustrativa/PMD)

A Prefeitura de Divinópolis inaugurou neste ano a 1ª escola em tempo integral do município, no Bairro Jardins das Oliveiras. 125 crianças têm aulas interativas, oficinas de teatro, jogos, música e artes plásticas. De acordo com a secretária Municipal de Educação, Rosemary Lasmar da Costa, foi um avanço para o ensino infantil. 

“Sabemos da importância desta conquista para as famílias; mas para nós, o que realmente predomina é a alegria de saber que estas crianças estarão recebendo educação de qualidade, carinho e segurança em um espaço extraordinário como são as dependências do Cmei Miguel Filho Rodrigues”, pontua Rosemary.

Modelo

Thaís Santana, mãe de aluno, confirmou que o novo modelo atende aos pais que precisam trabalhar durante todo o dia, e que encontram dificuldades em onde deixar seus filhos.

“Na verdade alguns não têm como pagar alguém para tomar conta, e deixar aqui na escola é muito bom porque além da alimentação, todas as crianças recebem o ensinamento necessário. Eu fico bem tranquila já que os professores são conhecidos e a gente sabe da dedicação deles”, comemorou.