Autoescola Avenida tem carro adaptado para pessoas com deficiência física
A autoescola funciona na Rua Pernambuco, em Divinópolis (Foto: Amanda Quintiliano)
Gilberto Silva é examinador aposentado e hoje atua como advogado em causas relacionadas ao trânsito (Foto: Reprodução Facebook)

Gilberto Silva é examinador aposentado e hoje atua como advogado em causas relacionadas ao trânsito (Foto: Reprodução Facebook)

Para quem vai tirar a primeira habilitação, todo o cuidado é pouco. Muitas vezes, a ansiedade em obter logo a licença para dirigir leva os futuros motoristas a não prestarem atenção em detalhes preciosos.

Gilberto Silva foi examinador por quase 15 anos em Divinópolis e hoje, já aposentado, trabalha como advogado em causas relacionadas ao trânsito. Segundo ele, o primeiro passo para se conquistar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é na escolha correta da autoescola.

“O aluno deve procurar uma autoescola com responsabilidade, que cumpre o horário, porque as vezes elas não cumprem, com instrutores capacitados, com boa didática. É como se fosse uma escola, o instrutor também tem que ter didática e cumprir o Código de Trânsito Brasileiro”, orienta.

“É importante fazer pesquisa, avaliar preço, mas principalmente a qualidade e responsabilidade da autoescola”, completa.

Autoescola

A Autoescola Avenida vem ganhando espaço em Divinópolis por cumprir esses requisitos. São sete instrutores, oito carros, dentre eles o único adaptado da região para pessoas com deficiência física, duas motos e um ônibus. Também há três professores de legislação. Um dos diferenciais é o atendimento. Há aulas de 7h às 21h, de segunda a sexta-feira e aos sábados de 8h às 12h.

Mas, não é apenas por esses itens que o centro de formação se destaca. Há cerca de um ano em Divinópolis, uma das orientações das autoridades competentes para que se instalasse na cidade foi quanto ao prazo de marcação de exames. Isso porque, em alguns casos, o aluno chega a esperar mais de um mês para marcação de exames, levando muitos alunos a perderem a pauta.

“Viemos para Divinópolis para atender com os melhores preços, com horários mais flexíveis, para incentivar a habilitação, principalmente dos portadores de necessidades especiais. E, o delegado exigiu que tivéssemos o compromisso com os alunos de prazo para marcação de exame, compromisso de precisão para que ele adquira a habilitação sem perder a pauta”, conta a diretora de ensino, Valéria Lourenço de Morais.

“Estamos até estudando um novo sistema de marcação para melhorarmos ainda mais”, complementou.

Autoescola Avenida tem carro adaptado para pessoas com deficiência física

A autoescola funciona na Rua Pernambuco, em Divinópolis (Foto: Amanda Quintiliano)

Examesautoescola-avenida-ok-moto

Com a autoescola já escolhida, o examinador aposentado, Gilberto Silva diz que é preciso ter alguns cuidados na prova de legislação. Além de estudar, segundo ele, o aluno deve ler a pergunta e tentar responde-la, mentalmente, antes de ver as opções de resposta. Segundo ele, olhar as alternativas antes pode confundir.

Os cuidados se estendem principalmente nos exames de direção. Manter a tranquilidade, alerta Silva, é a regra número um. O segundo passo é ter domínio sobre o veículo e a consciência que o examinador “não aprova”.

“O aluno não deve ir pensando que o examinador vai aprovar ou desaprovar. Quem determina o resultado é sempre o aluno. Por isso é importante estar calmo e tranquilo para mostrar que o aluno consegue dominar o veículo. Isso que será observado pelo examinador. O aluno não tem que dirigir perfeitamente, ele tem que mostrar que conhece as regras de trânsito. Se ele mostrar que tem controle sob o veículo, ele pode cometer pequenas falhas que será aprovado”, conta.