Plano Decenal de Educação movimento Conselho da Educação de Divinópolis
No ano passado ações foram realizadas pelo Conselho de Educação para incentivar a participação popular (Foto: Shaenny Bueno)
Plano Decenal de Educação movimento Conselho da Educação de Divinópolis

A tenda ficará montada até às 17h30 (Foto: Shaenny Bueno)

O Conselho Municipal de Educação (Comed) montou um stand no quarteirão fechado da rua São Paulo para que a população dê suas sugestões para a melhoria da educação em Divinópolis. As sugestões serão utilizadas para compor o Plano Municipal Decenal da cidade. Cada cidade está preparando esse ano o seu plano decenal e o objetivo é aproveitar bem a aprovação do Plano Nacional de Educação, onde foi determinado que 10% do PIB deve ser investido na educação.

Segundo o diretor do Conselho Municipal de Educação, Claudio Guadalupe, o plano irá abranger todo o ensino em Divinópolis.

“O Plano Municipal é voltado para os níveis municipais de ensino de Divinópolis, do município, mas pegando ensino privado, ensino público, ensino superior, todos os níveis e modalidades de ensino. É uma lei que rege toda a educação do município. Valendo por dez anos, 2015 a 2024”, diz.

Segundo ele, o que mais a população tem sugerido é sobre a valorização do profissional de educação.

“O pessoal coloca muito essa questão da valorização do servidor, a melhoria da escola no geral, essas opiniões a gente vai recolher e colocar no documento a ser elaborado até dezembro, e em janeiro e fevereiro vai para a Câmara Municipal para que os vereadores possam votar”, conta.

Opiniões

A consultora de beleza Malu Ribeiro, de 55 anos, acha que se deve apoiar o aluno no ensino básico, mas principalmente no ensino superior.

“Tinha que ter mais oportunidade para os menos favorecidos, como cursinhos pré-vestibulares gratuitos, ajuda de custo para os estudantes de curso superior para que possa estudar com mais foco e não com as preocupações com as necessidades materiais”, opina.

Para Noêmia Guerra, de 66 anos, é importante que os pais também colaborem na educação dos filhos e que os professores tenham autonomia para trabalhar.

“Dar autonomia aos profissionais de ensino para disciplinar a criança em casa, corrigir, sem necessidade de mandar bilhetinho pra casa”, diz.

O stand estará no local até as 17h30 de hoje (17). As pessoas poderão dar suas sugestões após as missas em todas as paróquias da cidade, e haverá outra ação no mesmo local no fim do mês de novembro, ainda sem data definida.

Quem quiser obter mais informações, pode acessar o site http://debateeducacao.jimdo.com/ do Fórum Municipal de Educação.