Talita Camargos

O clima foi de tranquilidade e de respeito entre os candidatos durante o primeiro debate das eleições municipais de Divinópolis. Problemas que preocupam todos os divinopolitanos, drogas, segurança, mobilidade urbana, saúde, economia e outros foram abordados. Galileu Machado(PMDB) foi o único candidato que faltou. Ele também não justificou a ausência. 

No primeiro bloco, a pergunta foi feita pela editora do Portal Centro-Oeste, Amanda Quintiliano. O tema foi economia. O questionamento voltou a aparecer nas perguntas diretas. Luís Militão afirmou que a solução está em parcerias com a Acid e melhoria do Centro Industrial. Marquinho Clementino defendeu a valorização do mercado divinopolitano e Íris Almeida uma aproximação com a Codemig para aumentar a arrecadação municipal, atrair empresas para a cidade. 

Do segundo bloco em diante, os candidatos responderam questionamentos dos adversários. Luís Militão perguntou à Marquinho Clementino sobre políticas antidrogas. Marquinho destacou que as drogas têm refletido na segurança pública da cidade, outro assunto preocupante. 

Os problemas com a Copasa, tema recorrente até em outras eleições, foram debatidos. Luís Militão e Marquinho Clementino afirmaram que discordam do contrato com a concessionária. Para os dois, a falta do cumprimento de cláusulas referentes ao tratamento do esgoto são inaceitáveis. Militão chegou a falar em nova licitação para contratar uma nova empresa. Marquinho ressaltou o quanto os bairros periféricos são afetados por causa da falta de uma rede de esgoto eficiente.

O candidato do PT e do PROS à prefeitura falaram sobre participação popular no governo. Marquinho Clementino diz sentir que a atual gestão se afastou do povo. Problemas simples como uma troca de luz tornaram-se muito complexos para a prefeitura, segundo o candidato do PROS. Ele prometeu uma aproximação dos divinopolitanos caso seja eleito. Íris afirmou que fará um trabalho próximo às associações de bairro. 

Luís Militão, nas considerações finais, também destacou a importância de um governo em que a população participe. Defendeu como principal proposta a conclusão do Hospital Regional que desafogará a Unidade de Pronto Atendimento(UPA) e também o São João de Deus.  

Inovação 

O primeiro debate das eleições municipais divinopolitanas 2016 foi também o primeiro debate on-line da história da cidade. O evento contou com a parceria da empresa Site Hosting, Associação dos Advogados do Centro-Oeste(AACO). Também foi realizada tradução simultânea para Libras.