vendas na páscoa
75% dos comerciantes estão otimistas com a data (Foto: Divulgação/Sincomércio)

75% dos comerciantes varejistas acreditam em um cenário melhor do que os anos anteriores

Pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio junto ao comércio varejista de Minas Gerais aponta que 75% dos comerciantes varejistas do segmento alimentício, acreditam que as vendas da Páscoa serão melhores ou iguais ao último ano. Eles também projetam um aumento de 17% nas vendas.

No Centro-Oeste, o Sindicato do Comércio Varejista – SinComércio prevê um movimento positivo para a data, visto que as vendas na Páscoa são boas para o varejo porque movimentam muito além dos presentes.

O período influencia ainda o consumo de frutos do mar, pescados, massas, refrigerantes, sucos, vinhos, azeites e até mesmo decorações temáticas.

A pesquisa realizada em toda Minas Gerais aponta os itens de maior saída como sendo:

  • caixa de bombom (23,9%),
  • ovo de Páscoa (22,5%),
  • barra de chocolate (9,9%),
  • carnes (8,5%),
  • peixes (8,5%),
  • doces,
  • bolos e
  • bebidas de chocolate (4,9%),
  • ovos de galinha (4,9%).

Vendas Páscoa

De acordo com a pesquisa, maioria dos consumidores deixam para ir às compras na semana da Páscoa. Isso pode indicar que aproveitam o máximo período que antecede para pesquisar preços. A opinião da maioria dos empresários, sendo 74,6% deles, mostrou que o consumidor prefere realizar as compras na semana da data. Além disso, ainda tem uma parcela que vai esperar a data comemorativa passar para aproveitar os preços melhores.

41,5% dos comerciantes se dizem impactados pela data. Conforme a pesquisa, eles já iniciaram as vendas de Páscoa, em especial, minimercados, mercearias, armazéns, padaria, açougues, assim como peixarias, hipermercados/supermercados, comércios de bebidas e hortifrutigranjeiros.

Comércio aberto

Para atender à crescente demanda dos consumidores para com a data, na sexta-feira da Paixão de Cristo, 29 de março, o comércio varejista de gêneros alimentícios, assim como empresas do comércio varejista estabelecidas no Shopping Pátio Divinópolis poderão utilizar da mão de obra de seus funcionários. Para isso, precisam, então, requerer junto ao Sincomércio, o Certificado de Adesão à cláusula autorizativa, comprometendo seguir as orientações contidas na referida convenção coletiva.

A convocação ou o trabalho de empregados na ausência do certificado poderá resultar nas penalidades previstas na Convenção Coletiva de Trabalho, por adesão – Opção de Trabalho em Feriados, celebrada entre os sindicatos patronal e profissional.