Marcos Vinicius costura apoio para implantar fórum em busca de atrativos para investidores

O vereador de Divinópolis, Marcos Vinícius (PROS) voltou a cobrar incentivos para tornar o mercado de Divinópolis mais competitivo.

Indagando sobre quais foram as últimas empresas que vieram para Divinópolis e quantas deixaram a cidade, alertou, nesta terça (19), sobre o risco de outras fecharem.

“Há informação de que outras empresas poderão ir embora”.

Fórum da empregabilidade

Uma reunião será realizada nesta sexta (22) com o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Alonso Dias para discutirem a implantação do fórum para fomentar a criação de empregos.

Ele defendeu um planto consistente para atrair empresas. Destacou as dificuldades impostas pela burocracia como a liberação de alvarás que afastam investidores.

“É inaceitável demorar anos, vários meses para liberar alvará de localização para uma empresa que quer se estabelecer na cidade”, posicionou.

Mão de obra qualificada

O parlamentar quer criar um desenho alinhando o setor empresarial com o educacional. Hoje, a cidade conta em instituições de ensino técnico e superior, como o Senai, Cefet, Uemg, UFSJ, entre outras.

“Temos condições, em Divinópolis, de termos mão de obra qualificada para as empresas que vão vir com incentivos fiscais”, destacou e acrescentou: “Temos boa localização geográfica, temos um aeroporto que pode ser melhorado”.

Lamentou

De acordo com o Castro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em janeiro deste ano Divinópolis encerrou o mês com saldo negativo de 99 postos de trabalho, ou seja, demitiu mais do que contratou.

“Tem pais que chegam no final do dia depois de bater de porta em porta buscando emprego. A cidade não oferece oportunidades”, lamentou.