Gleytinho quer viabilizar convênios para a APA Facebook)

Amanda Quintiliano

O vereador de Itapecerica, Gleytinho irá propor aos demais parlamentares a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostas irregularidades cometidas pela Copasa. O principal problema, apontou o vereador, é a falta de transparência e eficiência da empresa.

No dia 14 de agosto ele encaminhou à estatal informações sobre o abastecimento da cidade e situação dos cinco poços artesianos perfurados. Quinze dias depois ele recebeu a resposta esclarecendo que o Rio Gama estava com a capacidade suficiente para garantir a água até as casas dos moradores.

A Copasa ainda informou que estava se preparado para uma significativa redução na vazão do Rio Gama, colocando em funcionamento os dois poços artesianos.

“Para que a população não sofresse danos maiores e que outros três poços estariam em processo de interligação e cujas vazões desses poços seriam o suficiente para abastecer Itapecerica normalmente caso o rio entrasse em restrição hídrica”, explicou o Gleytinho.

Apesar da posição da empresa neste sábado (16) o abastecimento foi interrompido e normalizado na manhã deste domingo (17). 

Rodízio

A Assessoria de Comunicação da Copasa negou o rodízio, mas admitiu a possibilidade caso a vazão do Rio Gama diminua ainda mais.

A empresa informou que realiza a captação de água para o abastecimento de Itapecerica no Ribeirão do Gama e também em outros dois poços, o que garante flexibilidade de produção de água mesmo com a redução de vazão do Ribeirão. A Companhia está preparando outros três poços para aumentar ainda mais essa flexibilidade no fornecimento de água.

“A Companhia salienta que, nos últimos dias, a vazão do Rio Gama reduziu consideravelmente, e caso essa vazão se reduza ainda mais neste final de semana,  poderá ser necessário iniciar alguma ação excepcional para garantir o abastecimento. Se tal medida for necessária, a população será comunicada previamente por meio dos veículos de comunicação”, consta na nota que conclui: “Neste momento, a Copasa recomenda o consumo consciente de água”.

Prefeitura

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura disse que não foi comunicada oficialmente e não tem informações de rodízio.