Prefeitura afirma que Matheus Costa desrespeitou a agenda ao tentar participar de uma reunião para a qual ele não foi convidado
O vereador de Divinópolis Matheus Costa (Cidadania) foi impedido de acompanhar a coletiva de imprensa concedida, nesta terça-feira (18), pelo prefeito Galileu Machado (MDB). Na pauta, estava a emenda de R$1,5 milhão do senador Carlos Viana (PSD) para a aquisição da usina de asfalto.
Ao tentar entrar no gabinete do prefeito, ele foi informado pelos membros do alto escalão, dentre eles a secretária de administração Raquel Freitas, que não poderia participar, que a coletiva seria apenas para imprensa.
Costa questionou o seu direito de fiscalizador e de ser tratar de um espaço público. Em resposta, os cargos de confiança alegaram que o acesso ao gabinete é restrito e que se ele entrasse seria considerado invasão.
O vereador estava acompanhado de dois assessores que foram impedidos de entrarem na antessala do gabinete.
“Não sei o que aconteceu nesta coletiva de imprensa que eu não podia participar”, afirmou durante pronunciamento na reunião ordinária da câmara.
Nenhum vereador teve acesso a coletiva. O vereador Adair Otaviano (MDB) foi recebido pelo prefeito antes da imprensa.
Desrespeito
Em nota, a administração afirmou que o vereador desrespeitou “uma agenda específica da imprensa divinopolitana, tentou participar, forçadamente, de uma coletiva no gabinete do Prefeito, para a qual não foi convidado”.
“A Prefeitura vem a público reafirmar o mais profundo respeito aos demais poderes, gênesis dos princípios republicanos, ciente de que tal postura é uma via de mão dupla, ou seja, ao devotar tal respeito, exige que o mesmo lhe seja devido. É assim que se estabelece a interdependência institucional, tendo como norte a legalidade, a ordem pública e o bom senso, parâmetro que deve orientar não só a vida pública, mas nosso dia-a-dia. Diante disso, acredita na reflexão intima do edil no sentido de entender os limites de suas ações.
E mais: seguindo os preceitos da transparência e respeito à verdade dos fatos e diante da fala do nobre edil de que um de seus assessores teria sido agredido por um servidor da Prefeitura, a Administração disponibiliza as imagens do circuito interno da antessala do Gabinete. A imagem fala por si e mostra a verdade dos fatos.
O vídeo encontra-se ao inteiro dispor de todos os interessados, assim como o Gabinete do Prefeito. Mas isso de forma civilizada, ordeira e verdadeira. Não se pode usar a política como palco para teatro, pois a mesma requer seriedade, comprometimento e respeito à verdade e norteiam o trabalho da Administração Municipal”.