Marcos Vinícius destaca a necessidade de debater o assunto (Foto: Moreno Machado/CMD)

 

Amanda Quintiliano

O vereador de Divinópolis, Marcos Vinícius (PROS) está em “tour pela Europa”. O parlamentar “saiu de férias” em meio às reuniões ordinárias da Câmara, mesmo com dois recessos ao ano que chegam a mais de 60 dias de descanso.

A ausência do edil foi justificada na reunião nesta terça-feira (03) como “compromissos pessoais”. No ofício ele ainda comunicada que faltará também na quinta-feira (05).

Marcos Vinícius pede que estes dois dias sejam descontados do subsídio dele.

Ao PORTAL a assessoria do vereador confirmou a ausência devido a “férias” com a família. Os assessores não souberam precisar o dia em que ele foi. Ele deverá retornar às atividades no dia 17 de outubro.

A ausência na reunião da próxima terça-feira (10) ainda não foi comunicada. Já no dia 12 é feriado e a Câmara não deverá funcionar.

Lei

Pela lei 7989/2015 a cada ausência injustificável é descontado 1/30 avos, o que corresponde a um dia. A lei determina a participação dos vereadores apenas em dias de reunião, ou seja, se ele se ausentar o mês inteiro (considerando quatro semanas), ele terá apenas oito dias cortados.

No caso do vereador, ele se ausentará em três reuniões apesar de estar em viagem por cerca de quinze dias. Considerando o salário de R$10.021, ele deverá ter descontado R$1002.