O vereador também cobrou agilidade na compra de materiais (Foto: Arquivo/PCO)

 

Entidades de proteção aos animais questionam parlamentar; Ademir tentou se explicar após dizer também que emporcalham a cidade

Amanda Quintiliano

O pronunciamento do vereador de Divinópolis, Ademir Silva (PSD) na reunião da câmara desta quinta-feira (08) gerou polêmica nas redes sociais. Em uma frase infeliz o parlamentar deu a entender que animais serão sacrificados. A afirmação gerou reação das entidades protetora dos animais, como a SPAD.

A Sociedade Protetora dos Animais de Divinópolis questionou no Facebook as falas do vereadores. A postagem, até o fechamento desta matéria, estava com quase 1,2 mil compartilhamentos. A entidade postou também o vídeo com o trecho que o edil sugere a eutanásia.

Tudo começou quando Silva mencionou a reunião com o prefeito, Galileu Machado (MDB) para tratar sobre animais nas vias públicas. No encontro teria ficado acertado a disponibilização de um caminhão para colocar em prática a operação “Pega Animal”.

“Então, você que é dono de um animal que fica causando transtornos na nossa cidade, cuide bem dele, porque senão, daqui há alguns dias, ele será pego, levado para o Icaraí e em sete dias, estará lá em Formiga, se você não buscar ele aqui”, afirmou e disparou.

“Se não for pego em Formiga, infelizmente ele terá um outro rumo aí, de sacrifício. Então, gostaria de deixar todos as pessoas que têm seus animais, que gostam dos seus animais, que cuidem bem deles, os fechem em um lugar bem adequado, porque em vias públicas, além de causar acidentes, estão emporcalhando a nossa cidade”.

Na postagem intitulada “explicações já”, a SPAD não economizou questionamentos.

“Queremos mais informações sobre essa suposta operação “Pega Animal”.  Que animais? Por que levá-los para Formiga? Sacrifício? Eutanásia como medida de controle populacional é crime! Os animais são culpados pela irresponsabilidade dos donos? Os protetores aguardam respostas”.

Explicação

Com a reação das redes sociais, o vereador tentou se explicar também em postagem no Facebook.

“Não queremos eliminar os animais, mas precisamos cuidar deles em lugares que garantam a sua segurança e a dos cidadãos também. Eu quero alertar os donos dos animais para que não deixem seus animais soltos, pois podem tê-los apreendidos”.

Prefeitura

Em nota a Prefeitura de Divinópolis afirmou que “não tem nenhum projeto para recolhimento de cães e gatos nas ruas da cidade para sacrifício. Toda e qualquer ação ligada aos animais de pequeno porte são feitos através da Vigilância em Saúde com o acompanhamento de autoridades e sociedade organizada”.