Amanda Quintiliano
O mal súbito sofrido pela vereadora de Divinópolis, Janete Aparecida (PSD) durante a reunião da última terça-feira (27) chamou a atenção para uma questão: treinamento de primeiros socorros. Por coincidência, no mesmo dia, o vereador Renato Ferreira (PSDB) havia protocolado uma indicação abordando o tema.
A proposta é capacitar servidores para a Brigada de Incêndio e Primeiros Socorros. Atualmente, não há ninguém credenciado a exercer tais funções na Câmara de Divinópolis.
Janete passou mal enquanto fazia a leitura do expediente. Ela começou a tossir, levantou-se e desmaiou. Os primeiros atendimentos foram feitos por enfermeiras que participavam da Semana Municipal de Combate e Prevenção à Diabetes do lado de foram do prédio.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e também esteve no local.
“O treinamento de primeiros socorros visa capacitar os servidores para prestar um primeiro atendimento a alguém acidentado ou que possa vir a sofrer mal súbito até a chegada das equipes especializadas, garantindo sua própria segurança e das possíveis vítimas”, argumentou o vereador.
Na justificativa Ferreira defende que a Câmara capacite, atualize e certifique os profissionais em conformidade com a ABNT NBR-14276 nas ações de combate a princípios de incêndios.
“Instrumentalizar os servidores a procederem de forma segura, de modo a garantir sua própria segurança, das possíveis vítimas e do patrimônio em risco”.
O documento deve ser lido no expediente da reunião desta quinta-feira (29).