Alguns vereadores querem mais explicações (Foto: Moreno Machado/CMD)

Os vereadores de Divinópolis aprovaram na tarde desta terça-feira (13), o projeto EM-070/2016 que autoriza o Poder Executivo a dar em pagamento imóvel de propriedade do município à empresa Paiva Moura e Cia (holding da Brasul), no Centro Industrial.

Atualmente, a Brasul – maior empresa distribuidora de cerveja da região – emprega cerca de 300 funcionários e com a expansão o número de funcionários poderá ser aumentado. A ampliação da empresa permitirá que ela permaneça em Divinópolis, caso contrário, poderia deixar o município.

A empresa está instalada em Divinópolis há 16 anos e configura entre as 10 maiores de arrecadação do VAF (Valor Adicionado Fiscal). O VAF é um indicador econômico-contábil utilizado pelo Estado para calcular o índice de participação municipal no repasse de receita do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), principal receita do município.

Para o presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis (Acid), é uma vitória para Divinópolis a permanência da Brasul.

“A ampliação da Brasul significa mais emprego, mais investimento no município, mais giro da economia, mais repasse do Estado para Divinópolis.”, comemora Leonardo.

Desde que assumiu a presidência da Acid, Leonardo Gabriel articula com a Prefeitura e Câmara para que o projeto fosse votado para dação do imóvel. Esta iniciativa vai ao encontro do Planejamento Estratégico da nova gestão da entidade, que tem foco na articulação e representatividade para promover o desenvolvimento econômico e social do município.