As obras foram iniciadas em 2016 (Foto: Divulgação)

 

Parlamentares conheceram estrutura que irá garantir  tratamento de 100% do esgoto do município

Portal Centro-Oeste

Vereadores de Divinópolis foram in loco as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Bacia do Rio Itapecerica, realizadas pela Copasa. Previstas para serem concluídas ainda este ano, elas foram retomadas em agosto de 2017. Os parlamentares conheceram o funcionamento da unidades e todos os processos pelos quais o esgoto passará, desde sua coleta até à chegada na estação.

Participaram da visita Renato Ferreira; Janete Aparecida; José Luiz Campos, o Zé Luiz da Farmácia; e Vicente de Paula, o Nêgo do Buritis. Agora, além da terraplanagem, os vereadores dizem acreditar que o cronograma será seguido como previsto.

“Quando estivemos aqui a primeira vez, o terreno estava apenas na terraplanagem. Agora vemos que a obra está bem adiantada”, afirmou Nêgo do Buritis.

“Pelo que vimos aqui hoje, a obra será entregue no prazo determinado, o que será ótimo para a cidade, pois finalmente teremos o início da despoluição do Itapecerica. Continuaremos visitando e fiscalizando o trabalho”, acrescentou Janete Aparecida. 

Os vereadores também acompanharam as obras no bairro Jardim Candelária, onde está sendo instalado o interceptor que receberá todo o esgoto da cidade, encaminhando-o para a ETE.

“Está sendo feito um excelente trabalho. Fiquei surpreso por ver como a obra está adiantada e com o processo que será realizado aqui”, disse Zé Luiz da Farmácia.  

Fiscalização

Desde o ano passado dos vereadores tem feito marcação cerrada em cima da Copasa, intensificando as fiscalizações. Para o superintendente da estatal, João Martins essa é uma forma deles acompanharem, cumprindo o papel de fiscalizador.

“Registramos a visita dos vereadores às obras da ETE e Interceptores como um fato importante, que permite o acompanhamento das atividades desenvolvidas pela Copasa em favor do saneamento em Divinópolis. A visita demonstra ainda o interesse do Legislativo Municipal em cumprir o seu papel fiscalizador e de representantes da comunidade”, disse ele.

Estação de Tratamento

A obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Bacia do Rio Itapecerica, em Divinópolis, é um dos maiores empreendimentos de esgoto em Minas Gerais. Junto com o Sistema de Esgotamento Sanitário da Bacia do Rio Pará, em operação desde 2013, a estrutura garantirá o tratamento de 100% dos efluentes coletados na cidade.

Com investimentos na ordem R$ 143 milhões, a estação terá capacidade de receber tratar 400 litros de efluente por segundo (l/s). A expectativa é que a ETE seja entregue ainda este ano.