Servidores terceirizados da Câmara de Divinópolis
Os descontos seriam parcelados para não ultrapassarem os 30% permitidos por lei (Foto: Reprodução Facebook)

 

Parlamentares devem retomar os trabalhos com assuntos já conhecidos

Portal Centro-Oeste

O recesso dos vereadores de Divinópolis termina nesta quinta-feira (01). No mesmo dia deverá ser realizada a primeira reunião ordinária do ano, às 14h. A pauta da sessão será divulgada até quarta-feira (31). Os edis devem retomar os trabalhos com assuntos já conhecidos.

Os parlamentares voltam aos trabalhos após derrubarem a polêmica do aumento do Imposto Predial Territorial e Urbano (IPTU). Eles já devem começar o ano de olho na possibilidade dos projetos voltarem a casa. A elaboração de uma nova proposta ainda não foi descartada.

A crise na saúde também deve predominar entre os assuntos abordados pelo vereadores. Divinópolis continua sobre um decreto de calamidade financeira no setor. A ameaça de paralisação dos médicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) assombra a cada novo mês. Enfermeiros também já sinalizaram cruzar os braços se o salários não foram pagos em dia.

Os edis também voltam aos trabalhos com uma nova decisão do presidente, Adair Otaviano (PMDB): sem carros oficiais. Apesar de ter sido anunciada no final do ano passado, a mordomia foi cortada a contar do primeiro dia deste ano, quando ainda estavam de recesso.

Terão direto a usar os veículos de propriedade da câmara, apenas as comissões permanentes e especiais. O gabinete da presidência também terá direito para questões administrativas.

No final do ano passado, Otaviano ainda reforçou que ao longo de 2018 mais medidas de contenção de gastos deverão ser adotadas. Em 2017, a câmara economizou R$84,3 mil que foram devolvido aos cofres da prefeitura. O presidente sugeriu ao prefeito, Galileu Machado (PMDB) que o dinheiro fosse aplicado na saúde, por exemplo, na compra de medicamentos.