Impeachment, IPTU, empréstimo milionário estavam na pauta; Apenas um parlamentar apresentou justificativa

Três vereadores de Divinópolis não participaram da reunião extraordinária marcada para esta quinta-feira (27). Comunicada com quase oito dias de antecedência, dois dos parlamentares decidiram viajar com a família.

Este foi o caso de Marcos Vinícius (PROS) e Raimundo Nonato (PDT). O primeiro está para o Rio Grande do Sul. Ao PORTAL CENTRO-OESTE a assessoria do edil informou que o passeio estava programado desde o início do ano, com passagens já compradas.

Já Nonato, segundo a assessoria, passou o Natal em Oliveira, a cerca de 65 quilômetros de Divinópolis. De lá ele foi para outra localidade não confirmada pela assessoria. Ainda de acordo com a assessoria, a viagem estava marcada há cerca de dois meses.

Em contato com a reportagem do PORTAL, Nonato reafirmou as informações repassadas pela assessoria e disse que não houve estratégia para não votar os projetos. Afirmou que “não foge da raia” e que “houve planejamento” para visitar familiares.

“Estava previsto para eu voltar no Ano Novo e resolvi voltar hoje devido aos problemas relatados por moradores devido a coleta de lixo e outras questões”, argumentou.

O vereador Cézar Tarzan (Progressista) foi o único a apresentar justificativa durante a reunião. Ele apresentou atestado médico de 15 dias. O documento foi apresentado ao departamento pessoal. Ele passou por uma cirurgia de urgência. A causa não foi divulgada.

Votação

Os três vereadores não participaram da votação dos projetos mais polêmicos deste ano. Na pauta estavam dois que iriam refletir diretamente no aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), a admissibilidade da Denúncia de Infração Político Administrativa (similar ao processo de impeachment) contra o prefeito Galileu Machado (MDB) e também o empréstimo de R$ 5 milhões para o georreferenciamento.

Os dois primeiros mencionados acima foram retirados da pauta por falta de pareceres, a cassação do prefeito foi rejeitada, assim como a operação de crédito.