Amanda Quintiliano
A pressão popular surtiu efeito e os vereadores de Divinópolis desfizeram o Acordo de Líderes firmado para agilizar a votação dos projetos que preveem o aumento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). A informação foi confirmada nesta sexta-feira (01) ao PORTAL. O ofício foi protocolado no final da tarde de hoje.
Nesta quinta-feira (30) membros do grupo Ação Política Divinópolis acompanharam a reunião e também estiveram com o vereador, Eduardo Print Jr. (SD) o qual deu explicações sobre as matérias com transmissão ao vivo pelo Facebook. Apesar de ter sido um dos assinar o acordo, o parlamentar desde os primeiros rumores do reajuste já afirmava ser contra.
Ele defende a revisão a Planta de Valores desde que com uma redução ainda maior das alíquotas. O vereador tem feito estudos para elaborar emenda que minimizem o aumento.
Com o acordo, o prazo para apresentação de emendas e substitutivos terminaria no dia 03 de dezembro, o projeto então deveria ser votado ainda antes do recesso parlamentar, previsto para o dia 15 deste mês ou até a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA).
Agora, após a pressão popular e também de entidades de classe que pediram para participar das discussões, eles concordaram que o projeto deve ser discutido mais amplamente. O prazo para ser votado vai até abril de 2018.
Assinaram o acordo os seguintes parlamentares: Josafá (PPS), Ademir (PSD), César Tarzan (PP), Marcos Vinícius (PROS), Eduardo Print Jr. (SD), Raimundo Nonato (PDT) e Renato Ferreira (PSDB).