Amanda Quintiliano
As polêmicas envolvendo projetos em tramitação na Câmara de Divinópolis levaram cinco vereadores a se unirem e formarem bloco parlamentar, intitulado por eles de “independente”. O ofício formalizando a formação será protocolado, nesta quarta-feira (12), às 16h, na Câmara Municipal.
Irão compor o bloco os vereadores Marcos Vinícius (PSC), Marquinho Clementino (Pros), Edimar Félix (Pros), Edimar Máximo (PHS) e Careca da Água Mineral (Pros). Os parlamentares do Pros, no ano passado, ameaçaram deixar a base do governo, logo quando a legenda foi criada em Divinópolis. Marcos Vinícius também ensaiou discursos mais firmes contra a administração, entretanto, nenhum deles assumiu o papel de oposição.
Agora, eles se unem com discurso de independência. Segundo Marcos Vinícius, a formação do bloco é discutida há mais tempo e se reforçou com a tramitação dos projetos de extinção de cargos; Cidade Tecnológica; e Plano Diretor. “Não seremos nem situação e nem oposição, seremos independentes e vamos votar aquilo que for de interesse da população”, disse, acrescentando que as matérias em tramitação não foram as únicas razões.
“Já estávamos discutindo isso já tem mais tempo e agora com esses projetos resolvemos formar, até para podermos estudar”, disse.
A partir de agora o voto dos cinco vereadores irá se concentrar em apenas um deles, ou seja, todos irão votar iguais todos os projetos. Os parlamentares deverão escolher um líder para representa-lo. A ele serão transmitidas todas as prerrogativas regimentais, por exemplo, falar em nome do grupo.
“As lideranças de bancadas coligadas em bloco parlamentar têm suspensas suas atribuições, direitos e prerrogativas regimentais e demais prerrogativas legais”, consta no artigo 63 do Regimento Interno.