Rumores são de que relação do prefeito e vice está estremecida o forçando a ficar no cargo apesar dos problemas de saúde

O estado de saúde do prefeito de Divinópolis, Galileu Machado (MDB) tem gerado preocupação. Em menos de um mês, o emedebista passou por duas internações. A primeira para um procedimento cirúrgico cardíaco e a segunda, devido a infecção urinária.

Ao PORTAL CENTRO-OESTE, os líderes do Executivo e do partido, Eduardo Print. Jr. (SD) e Delano Santiago, respectivamente, sugeriram o afastamento de Galileu Machado do cargo para a recuperação.

Apesar de a família segurar informações e da assessoria tentar minimizar, as notícias são de que o estado de saúde do prefeito é delicado e exige cuidados.

O procedimento cardíaco, segundo o vereador e também médico, Dr. Delano, exigia pelo menos 30 dias de afastamento para recuperação. Entretanto, logo que voltou para Divinópolis, o emedebista retomou o posto. Foram cerca de 08 dias internado no Hospital Madre Teresa em Belo Horizonte.

Já na noite do dia 30 de maio, Galileu Machado foi internado no Hospital Santa Lúcia em Divinópolis. O diagnóstico divulgado para imprensa: infecção de urina.

“Em idoso e criança isso se torna grave. Em um idoso com problema cardíaco, pode evoluir para o coração e ocorrer septicemia – infecção generalizada – e levar ao óbito”, explicou Delano.

O ideal, de acordo com o vereador, seria um afastamento entre dois e três meses.

Clima tenso

Para isso seria necessário uma relação harmônica entre o prefeito e o vice, Rinaldo Valério. Entretanto, pelos bastidores a informação é de que Rinaldo tem articulado junto a oposição para a cassação do mandato do prefeito.

Nenhum vereador – tanto de oposição como da base – confirma abertamente a possível “traição”, mas falam em rumores.

Ao PORTAL o vice-prefeito negou o apoio a Denúncia de Infração Político Administrativa que pode resultar na cassação do mandato de Galileu. Disse nunca ter falado sobre o assunto com ninguém.

Sobre um possível afastamento o prefeito, ele afirmou que Galileu Machado deve receber alta neste sábado (04) e retomar para a prefeitura na segunda (06). 

“O Galileu é um homem saudável e dificilmente deverá se afastar do cargo. Como ele está bem, ele quer mostrar que está bem”, afirmou.

Harmonia

Apesar de também sugerir o afastamento do prefeito para cuidar da saúde, Print Jr. diz que cabe ao vice-prefeito ter essa conversa aberta com Galileu.

“Aí vem o orgulho do ser humano. Se ele [Rinaldo] conversasse com o Galileu e ajudasse na gestão… O Rinaldo precisa levantar da cadeira e perguntar o Galileu se ele precisa de algo. Se isso acontecesse ficaria bacana, haveria harmonia de poder para resolver essas questões da prefeitura”, avaliou.

O prefeito continua internado no Hospital Santa Lúcia. A última nota divulgada é de que ele tem apresentado melhoras e tem despachado com secretários e assessores de forma presencial e por telefone.