Prefeito e vice estiveram no local, confirmaram esgotamento de leitos e prometeram decreto mais firme

O prefeito de Divinópolis Gleidson Azevedo e vice Janete Aparecida, ambos do PSC, estiveram no hospital de campanha na noite desta sexta-feira (12/03). A visita foi feita após a confirmação do esgotamento de leitos para tratamento contra a COVID-19. Imagens mostra a ala do CTI Infantil totalmente lotada, assim como o adulto. 

A situação fez com que o prefeito garantisse um decreto mais firme. 

“As imagens falam por si só. A gente vê a situação que se encontra a UPA, o hospital São João de Deus, o Bento Menni. Vamos rever o decreto”, garantiu Gleidson ao deixar a unidade.

Dos 25 leitos de UTI Covid-19, apenas  quatro estão ocupados com pacientes de Divinópolis, o que significa 16% do total. O mesmo acontece nas enfermarias. Na enfermaria adulto, de 12 leitos, apenas cinco estão com pessoas de Divinópolis, correspondendo a 42% do total. Na enfermaria infantil, a ocupação é de três leitos de moradores de Divinópolis, o que corresponde a 37% dos oito leitos do setor.

Os números também fizeram com que Gleidson cobrasse dos demais municípios da região que sigam as mesmas normas que forem impostas em Divinópolis.

“Aquele que Divinópolis for aderir as demais cidades terão que fazer o mesmo”, afirmou.

Janete destacou que o momento é de “priorizar a vida”.

“Não temos condições de tomar uma decisão que seja mediana. A decisão tem que ser pela vida”, declarou.

A reunião para elaboração do novo decreto será realizada na tarde deste sábado (13/03).

O decreto divulgado antes da visita não alterava praticamente em nada o anterior em vigor desde a última segunda-feira (08/03)

São João de Deus

De ontem para hoje a taxa de ocupação na UTI do São João de Deus, outra unidade a atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS), caiu de 80% para 65%, três mortes foram registradas em decorrência do novo coronavírus na madrugada deste sábado (13/03).

Esgotamento profissional

A visita à unidade mostrou o esgotamento dos profissionais de saúde.

“A equipe está sobrecarregada e a população não está dando a importância de fazer o uso da máscara, de utilizar o álcool em gel e principalmente o isolamento que a gente precisa”, declarou uma das profissionais no vídeo.

A vice disse que o objetivo da visita foi também mostrar a situação das equipes à população.

“Viemos para mostrar para o povo de Divinópolis a real situação, inclusive do adoecimento dos profissionais de saúde”, completou a vice-prefeita.

Veja o vídeo: