O prefeito Vladimir Azevedo foi eleito para o cargo de presidente do Conselho Deliberativo do Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência (CIS-URG), responsável pelo gerenciamento do serviço de urgência e emergência, e o SAMU na região, pelos próximos dois anos. Fernando Cabral, prefeito de Bom Despacho é o vice-presidente. O prefeito de Santo Antônio do Monte, Vilmar de Oliveira Filho, vai presidir o Conselho Fiscal.
A previsão é que ainda em 2014 comece a funcionar o sistema, com a constituição de 34 ambulâncias, com 18 bases de atendimento em municípios diferentes, além de uma central de regulação com sede em Divinópolis. De acordo com a lei, o próximo passo será a estruturação do Consórcio, com o CNPJ, para depois solicitar ao Estado e a União, que entrem com a contrapartida para a implantação de todo o projeto.
“O que está nascendo aqui é o órgão gestor do SAMU, que não é apenas a ambulância. É todo um sistema regional, com hospitais de retaguarda, leitos, serviços de ortopedia, logística de transporte, todo consolidado, referenciado e articulado regionalmente. Isto vai diminuir o custo do serviço e melhorar o atendimento”, acrescentou Vladimir.
Agilidade
Para José Márcio Zanardi, presidente do colegiado de secretarias de saúde da regional, todo este trabalho dará condições de um tempo de resposta esperado, por quem precisa ser atendido. “A expectativa é que o paciente seja atendido e levado para uma das bases num prazo máximo de 50 minutos”, completou.
O deputado estadual Fabiano Tolentino, participou da abertura dos trabalhos e ressaltou a importância, e a necessidade de entrar em operação todo o sistema. “É um serviço que vai salvar muitas vidas, pela questão da agilidade, e a nossa região sai fortalecida pela presença de vários prefeitos e secretários de saúde”.