Osmar trabalha desde 1998 na área (Foto: Divulgação)

Foi dada a largada. Startups de todo o Brasil podem se candidatar para fazer da inovação uma ferramenta de criação de valor para a VLI. Esse é o objetivo do Inova VLI, programa lançado no início do mês, pela empresa de soluções logísticas que integra terminais, ferrovias e portos.

Para gerar mais valor e criar novas soluções para o setor o programa vai identificar startups de todo o Brasil capazes de desenvolver projetos voltados à solução de problemas, melhoria de processos e aumento da eficiência da companhia. Cinco desafios, divididos em temas, serão lançados para essas empresas durante o evento. “Colocamos as equipes de corporativas e operacionais no mesmo espaço e fizemos a seguinte provocação: ‘Qual é o seu problema?’. A meta era descobrir quais os principais problemas enfrentados pelos times no dia a dia”, explica Vanderlei Marques, gerente-geral de Desenvolvimento de Negócios e Inovação.

Junto com os desafios, divulgados no hotsite do Inova VLI (inovavli.com.br), há informações sobre a companhia e um FAQ para esclarecer dúvidas dos interessados. As propostas serão avaliadas por um comitê e as cinco startups selecionadas serão divulgadas em fevereiro para, em seguida, começarem os trabalhos. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de janeiro. “Para os futuros parceiros, além do piloto remunerado, haverá um executivo padrinho acompanhando a startup em todo o processo e a possibilidade de mentoria com gestores da VLI”, destaca Vanderlei.​