Verão, sol, piscina, calor, praia. Estamos na estação da alegria, e como os brasileiros já são naturalmente divertidos, nosso país se localiza entre a linha do Equador e o Trópico de Capricórnio, significa que a incidência dos raios solares é maior e que haverá muitas pessoas nas praias e nas piscinas. O alerta dessa estação fica com a proteção aos raios UVB e UVA.
Os cuidados com a pele são primordiais nesse verão. O uso do protetor solar é simples, mas nem todos o fazem da maneira correta. É recomendado o uso diário do filtro solar, usando aquele que seja adequado ao seu tipo de pele, em exposição direta ao sol como praia ou piscina o protetor deve ser aplicado 15 a 30 minutos antes e deve-se reaplicar a cada duas ou três horas.
A pele morena e negra não escapa do protetor, por mais que possua a melanina ela não é suficiente para proteger a pele do sol, ou seja, é preciso passar o protetor. Busque um protetor solar que proteja contra raios UVB e UVA principalmente, pois esse último é um grande causador do câncer de pele. Para os bebês o filtro solar usado deve ser o infantil e somente a partir do sexto mês de vida.
O Fantástico exibiu no dia 18 de janeiro uma reportagem com um cineasta inglês que adaptou sua câmera para revelar os danos mais profundos do sol no rosto, as partes mais escuras são as mais protegidas. As imagens mostram a situação real da pele. Confira: