A decisão foi tomada em assembleia da AMM; Nem todos os municípios confirmaram adesão
A volta às aulas nas escolas municipais deve ficar para após o carnaval em boa parte das cidades mineiras. A decisão foi tomada, nesta segunda-feira (21), pelos prefeitos em assembleia da Associação dos Municípios Mineiros (AMM).
O prefeito de Divinópolis, Galileu Machado (MDB) participou da reunião, porém, até o fechamento desta matéria não havia confirmado se a cidade irá aderir ao movimento. Uma coletiva foi marcada para esta terça-feira (22) para abordar a crise financeira e divulgar algumas medidas.
A orientação da AMM é para que as prefeituras engrossem o movimento. A decisão não foi unânime entre os prefeitos. A intenção é que a medida pressione ainda mais o governo do Estado a colocar em dia os repasses constitucionais – ICMS e IPVA.
Caso Divinópolis venha a aderir, a decisão deverá ser comunicada ao Ministério Público e à comunidade, conforme orientado pela AMM. Inicialmente, as aulas estão previstas para começarem no dia 12 de fevereiro.
Força policial
Os prefeitos também se mobilizaram e foram até a Cidade Administrativa protocolar pedido para que os repasses sejam feitos em dia. A surpresa ficou com a recepção. Policiais militares formaram uma barreira.
Indignados, eles alegaram nunca terem sido recebidos desta forma, nem pelo ex-governador, Fernando Pimentel (PT). Após pressão, o governador Romeu Zema (Novo) permitiu uma reunião com a participação de quatro prefeitos, dentro eles o presidente da AMM, Julvan Lacerda.