O aeroporto está passando por adequações (Foto: Christyam de Lima)

O aeroporto está passando por adequações (Foto: Christyam de Lima)

 

A partir de dezembro Divinópolis passa a contar com pousos e decolagens de aeronaves da Azul Linhas Aéreas. Inicialmente será realizado um vôo por dia, com destino ao aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas. O município realiza adequações no aeroporto Brigadeiro Cabral, seguindo as exigências da linha e a companhia já solicitou autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para iniciar as operações.

 

As adequações no aeroporto já vêm sendo realizadas, porém o processo é demorado, incluído adequações físicas, treinamento de profissionais, e protocolos a serem cumpridos. O aeroporto recebia até então uma aeronave do tipo ATR 42, com a chegada da Azul, os vôos serão realizados por um turboélice ATR 72. Sendo uma aeronave maior, exige adequações no espaço, para garantia de pousos e decolagens seguros.

 

A companhia passa a atender com Divinópolis, dez cidades em Minas Gerais, e todos os aeroportos são padronizados. No município as adequações físicas já se encontram em fase final e a Azul já encaminhou a solicitação a Anac para início das atividades no dia 6 de Novembro, porém a data não representa o início dos embarques, dependendo da programação da própria companhia.

 

“Nós esperamos as liberações da Anac, sendo este um processo mais demorado, porque exige o encaminhamento de técnicos para realizarem a homologação da pista, concluir as adequações finais. Assim sendo é esperado o início dos vôos em meados de dezembro”, explica o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável (Sedec), Paulo César dos Santos.

 

Além das adequações físicas, a Anac exige o treinamento qualificado de todos os profissionais contratados para o trabalho.

 

“Teremos que realizar uma adequação na área de embarque e desembarque, pois hoje existe uma exigência determinando que os passageiros de embarque não devem ter contato com os de desembarque, teremos que realizar uma demarcação de pista e pátio, pois a aeronave que estamos recebendo é muito maior que a anterior, então exige esses processos para garantir a segurança. Também é necessário adequar estacionamentos, pois existe um número mínimo de vagas necessárias, estamos trabalhando ainda na sessão contra incêndio, aonde irá permanecer o caminhão com os bombeiros especiais. Ainda existe os processos de adequação a área de aviação e embarque, será ainda escolhida por processo licitatório a empresa gestora do aeroporto e está empresa também deverá realizar algumas adequações, como por exemplo o trabalho de identificação pessoal, então tudo isso nós faremos no momento dessa licitação”, acrescenta o secretário.

 

A aeronave ATR 72 possui capacidade para 70 pessoas, e a princípio será realizado um embarque diário com chegada por volta de 13h15 e saída as 15h15, porém de acordo com o secretário, tanto a implantação de novas rotas como o maior número de vôos ocorrerá de acordo com a demanda do município.