romeu zema em santo antônio do monte
Romeu Zema cumpriu agenda em municípios do Centro-Oeste de Minas, dentre eles Santo Antônio do Monte (Foto: Dirceu Aurélio/Imprensa MG)

Governador Romeu Zema visitou o município do Centro-Oeste de Minas e se comprometeu a buscar formas de contribuir com o fomento do setor em Samonte

O governador de Minas, Romeu Zema (Novo) visitou Santo Antônio do Monte, conhecida como Samonte, nesta quinta-feira (4/4) onde dialogou com representantes do setor de fogos de artifícios. Ele se reuniu com a diretoria da Associação Máster dos Empresários em Pirotecnia (AME) e Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg). Zema conheceu mais sobre o setor pirotécnico.

Santo Antônio do Monte, é a cidade polo do Arranjo Produtivo Local (APL) da indústria brasileira de fogos de artifício. O polo engloba também Lagoa da Prata, Japaraíba, Pedra do Indaiá e Moema. Esse polo produtivo responde por mais de 90% da produção nacional de fogos de artifício, conforme dados da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg).

Assista o episódio do PORTAL NO CENTRO-OESTE – Santo Antônio do Monte:

A diretoria da Associação e do Sindicato recebeu o governador e entregou um documento copilado de informações do setor. Assim, na expectativa de que ele possa contribuir para um processo de regulamentação justo que respeite todos os indivíduos. Além disso, que também preserva a indústria nacional de 150 anos que gera emprego a mais 10 mil pessoas direta e indiretamente.

Deputados, o prefeito Léo Camilo, assim como o vice-prefeito Tiago Tumbu também participaram do encontro.

Leis desnecessárias

O presidente da AME e Sindiemg, Magnaldo Geraldo Filho, explica que as representações tem buscado maior segurança jurídica em âmbitos municipal e estadual. Afirmou que, quase sempre, os legisladores não aprofundam sobre as nuances do setor pirotécnico e acabam por originar leis que desnecessariamente inviabilizam a atividade.

“A maioria das proposições legislativas com o objetivo de inibir os ruídos originados pelos fogos de artifício usa termos genéricos e inapropriados, por desconhecimento. Terminam por alcançar a totalidade dos produtos, proibindo o que não precisa ser impedido. A indústria hoje está comprometida com um processo de melhoria e desenvolvimento, para o qual a segurança jurídica é indispensável. Não temos interesse algum em evitar a regulamentação no setor. O que desejamos fortemente é a regulamentação que nos dê segurança jurídica para trabalhar, baseada nas particularidades e diferentes tipos de estampidos e fogos que o polo produz”, revelou o presidente.

O governador conheceu os projetos de pesquisa e melhoramento desenvolvidos no município a fim de explorar a fundo esse setor. Ele é o segundo exportador do mundo, atrás apenas da China.

Experiências

A diretoria apresentou ao governador e legisladores as experiências em países mais avançados na questão. Os estudos comprovam que o efeito dos fogos em autistas, animais e outros afetados por sensibilidade aos ruídos, pode ser superado com uma legislação eficiente e bem conduzida, assim como iniciativas já iniciadas pela AME. Por exemplo, com a doação de abafadores auriculares para entidades representativas.

As entidades já entregaram mais de 4.000 mil abafadores em três estados e é desejo da organização continuar ampliando essa campanha.

Zema se compromete com o setor em Samonte

Zema adiantou aos empresários e representantes que reconhece a importância econômica do setor e os impactos dele na economia local, regional e nacional. O governador revelou que buscará, junto ao Governo de Minas, por meio da Secretária de Desenvolvimento Econômico – Sede, formas de contribuir com o trabalho fomentado pela AME.

O deputado federal Domingos Sávio ressaltou ao governador a importância do Governo de Minas ser um parceiro na construção de estratégias. Ações, conforme o aprlamentr, que viabilizem tanto a modernização do setor produtivo com segurança jurídica quanto a preservação do polo produtivo, com a economia da região.

AME Pirotecnia

A Associação Máster dos Empresários em Pirotecnia, ou simplesmente AME Pirotecnia, foi criada com o objetivo de dar voz aos brasileiros e brasileiras envolvidos nessa atividade desde a fabricação dos fogos e de seus componentes, pesquisa, fiscalização, transporte, comercialização no atacado e no varejo e, de forma cada vez mais robusta, a exportação. Por meio de um trabalho sério e transparente, o objetivo é contribuir com o processo de regulamentação do tema em nível federal, o que trará mais segurança e confiança tanto para a população quanto para o setor.