O polvilho do Mato Seco está entre as potencialidades identificadas; Ação treinou mais de 300 pessoas para fomentou da economia

A ação Circuito da Fé – Encerramento do Primórdios da Cozinha Mineira marcou o final de uma parceria entre a Prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para promover a economia, a cultura, o turismo e a gastronomia de Bom Despacho.

Para marcar o encerramento dessa parceria, a Prefeitura e o Senac reuniram, nesta segunda-feira (7/11), participantes das capacitações, parceiros e colaboradores do levantamento do Primórdios para agradecê-los e homenageá-los pelo trabalho realizado.

Alunos das qualificações receberam certificados, estabelecimentos gastronômicos e comerciais tiveram parceria e trabalho valorizados. Além disso, houve o reconhecimento de profissionais da culinária pelos pratos criados dentro do programa.

“Bom Despacho é a terra do Biscoito da Mariquinha e da Água da Biquinha, mas também é a terra do Reinado e muitas manifestações. É a terra do Bené Peão, da Dona Sebastiana. A gente tinha certeza de que tínhamos grandes tesouros, nós só precisávamos encontrá-los, lapidá-los e ajudá-los a brilhar. E é isso que está acontecendo aqui hoje”, afirmou o prefeito Doutor Bertolino.

Qualificação

319 pessoas participaram de mais de duzentas horas de cursos de culinária, marketing e drinks. Jovens, adultos, profissionais da gastronomia e artesanato, sendo todos qualificados.

“A gente tem certeza de que essas ações serão a porta de entrada para o grande processo de desenvolvimento, de dentro para fora, em Bom Despacho. Desejamos que vocês consigam, cada vez mais, caminhar nesse sentido”, afirmou Vani Pedrosa, coordenadora do Programa Primórdios da Cozinha Mineira.

O polvilho do Mato Seco, uma das potencialidades identificadas pelo levantamento, foi trabalhado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico com a 1ª Festa do Polvilho do Mato Seco que atraiu mais de mil pessoas para a festa no povoado rural que tem aproximadamente quatrocentos moradores.

“Este é um projeto muito importante e muito significativo porque ele transforma a vida das pessoas. O movimento que ele provoca na economia, na vida das pessoas é real. Basta observar o público que passou por aqui para receber o seu certificado: são famílias que se sustentam com a culinária, artesanato e cultura local. Isso é de uma riqueza grandiosa”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Couto.

“É muito gratificante quando nós conseguimos refletir e identificar a força do nosso município. Bom Despacho é uma cidade por natureza turística religiosa. A gente consegue sentir essa presença em várias religiões de matrizes africanas, na Igreja Católica, na Igreja Evangélica e isso é muito importante porque todos nós buscamos encontrar a nossa fé, a nossa identidade pessoal”, afirmou a secretária de Cultura, Rosimaire Santos.

Ação Circuito da Fé

Desde 2021 a Prefeitura promove, então, a cultura e o turismo em Bom Despacho por meio do Programa Circuito da Fé. Para incrementar as ações, as secretarias de Cultura e Desenvolvimento Econômico trouxeram para Bom Despacho o “Programa Primórdios da Cozinha Mineira”, do Senac. Ele fez levantamentos na cidade para identificar potencialidades para o turismo gastronômico e ações para promover a culinária.

Entre os anos de 2022 e 2023, o Senac fez levantamento das potencialidades em Bom Despacho, catalogando produtores, empresários, representantes da gastronomia e hotelaria, visitando pontos turísticos bom-despachenses para identificar as principais características de nossa culinária e turismo. Com base nisso, foram realizadas, neste ano, ações para qualificar profissionais do município sobre culinária, artesanato, marketing e drinks.