Algumas áreas do prédio, como está, estão praticamente concluídas (Foto: Rodrigo Dias/PMD)

Associação de Divinópolis acionou Secretaria de Saúde e Assembleia de Minas por empenho no Hospital Regional

A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis (Acid) anunciou nesta segunda-feira (17/5) o envio de um ofício ao Executivo e outro ao Legislativo mineiros pedindo providências para a abertura de leitos no Hospital Regional.

De tantas promessas de abertura já feitas desde que o prédio ficou pronto, a mais recente foi feita em abril, pela Prefeitura. Um mês antes, o Estado sinalizou R$ 3,6 milhões para abertura. Nada saiu do papel.

O destinatário da mensagem da Acid no Executivo estadual foi o secretário adjunto de Saúde, André Luiz Moreira dos Anjos. O texto assinado pela presidente da entidade, Alexandra Elisa Galvão Barros, cobra empenho na apreciação da prestação de contas do antigo convênio para que se possa avançar na efetiva abertura dos novos leitos.

Cientes da reunião realizada nosso município, ocorrida em 22 de abril de 2021, cuja pauta foi a abertura de novos leitos temporários para o enfrentamento à Covid, em Divinópolis, e considerando a informação de que na referida reunião foi identificada uma prestação de contas do convênio passado sem apreciação e análise por parte do Estado, sendo que, para firmar novo convênio envolvendo o Hospital Regional de Divinópolis, faz se necessário que as prestações de contas estejam todas aprovadas, Diante do exposto, solicitamos o empenho na apreciação da referida prestação de contas, e ainda, que nos seja informado se houver mais algum empecilho, a fim de que avancemos na efetiva abertura dos novos leitos”, diz Galvão.

Trecho da campanha da Acid (Foto: Reprodução)

O segundo ofício foi enviado à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pedindo uma audiência pública com a convocação dos órgãos competentes para o esclarecimento quanto à situação da unidade hospitalar.

“Desde o início da pandemia, a Acid mantém campanha informativa aos seus associados e à população sobre os protocolos sanitários no combate à Covid-19. No entanto, para o enfrentamento da pandemia, é urgente a criação de novos leitos no Hospital Regional de Divinópolis. Devemos unir esforços das autoridades e dos poderes constituídos em prol de iniciativas e na busca de soluções, face à gravidade e singularidade desse momento, para maior controle da pandemia e redução de seus impactos”, acrescenta Galvão.

Outros lados

O Governo de Minas e ALMG ainda não se pronunciaram sobre os pedidos feitos pela entidade.

Leia mais

Ala do Hospital regional deve começar a funcionar em 20 dias 

Estado sinaliza R$3,6 milhões para abertura do Hospital Regional

Prefeitos do Centro-Oeste querem abertura de 60 leitos no hospital regional 

Autoridades pressionam Estado para que Hospital Regional de Divinópolis receba verbas da Vale pelos crimes em Brumadinho

Tudo sobre o Hospital Regional no PORTAL GERAIS