Um adolescente, de 16 anos, de Divinópolis, trava uma luta para conseguir fazer uma cirurgia nos Estados Unidos. Vinícius Antônio Reis do Carmo está há quatro meses internado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em tratamento contra uma doença grave. O garoto precisa de transplante de intestino.
O procedimento só é feito nos Estados Unidos e custa aproximadamente R$ 1,5 milhão. A história do jovem comoveu moradores do bairro Padre Eustáquio que iniciaram uma campanha para arrecadar fundos para a família. Neste domingo (31) será realizado o “Futebol Solidário”, no campo Vila das Roseiras, a partir das 8h. Será como um torneio. As equipes que se inscreverem pagarão o valor simbólico de R$ 50 cada. Também haverá shows e barracas com comidas típicas. Todo o dinheiro arrecadado será repassado à família.
Tratamento
O pai do garoto, Nelson do Carmo está o acompanhando em São Paulo desde a internação. A equipe médica orientou a família a se mudar para uma casa próxima ao hospital. Isso porque após ele receber alta precisará ir diariamente à unidade para dar seguimento ao tratamento.
“Os médicos estão tentando fazer com que a parte do intestino que ainda funciona seja capaz de amenizar o problema”, explica o líder comunitário do Padre Eustáquio e amigo da família, Nilsio Tavares.
Vinícius foi diagnosticado com uma doença parecida com a do pequeno Mateus, de 06, que mora em Contagem, displasia neural intestinal. Se os médicos conseguirem fazer com que parte do intestino funcione, talvez, não seja necessária a cirurgia. Mesmo assim, a família ainda terá que se mudar para manter o tratamento em São Paulo.
Paralelo ao trabalho voluntário e solidário de amigos e familiares, os pais pretendem acionar a justiça para tentar que o governo custeie o tratamento, a exemplo do que ocorreu com um bebê de um ano. Em julho do ano passado, uma decisão judicial obrigou que a União pagasse o transplante de intestino do menino Pedrinho, nos Estados Unidos.
Quem quiser fazer parte do “Futebol Solidário”, basta entrar em contato pelos telefones (37) 98854-9407, 98821-0601, 99832-2481. A família também está recebendo ajuda financeira. Para fazer a doação é só contatar também pelos números acima.