Onda de calor deverá atingir todo o Estado; Veja a previsão para algumas cidades do Centro-Oeste
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta “laranja” de onda de calor em Minas Gerais. A previsão é que a temperatura fique 5°C acima da média nos próximos dias. Em Divinópolis, os termômetros devem bater 38ºC nesta sexta (13). Já nesta quinta a máxima pode chegar a 37ºC.
A onda de calor corresponde a um período de alguns dias com temperaturas máximas superiores à média usual para a época. De acordo com o Inmet, em Minas Gerais, ela deve durar entre 3 a 5 dias. Em alguns municípios do Triângulo e Norte, a temperatura pode atingir 40º e 42ºC, respectivamente.
“É normal porque estamos no inverno que é a estação seca e não tem atuação de massa polar. O inverno começa frio e seco e termina mais quente e mais seco. Por isso a secura está predominando, não tem formação de nuvens que bloqueiam o sol”, explica o meteorologista, Cleber Souza.
De acordo com dados da estação convencional do Inmet, Divinópolis bateu recorde de temperatura nesta quarta (11) atingindo 36ºC. Na semana a cidade já tinha registrado os dias mais quentes do inverno.
“Enquanto não tiver uma frente fria, ficaremos passando por essas ondas de calor. Hoje a amanhã deve bater recorde. Em Divinópolis, bateu mais 35º graus e pode superar”, esclarece.
Umidade do ar
Com o tempo seco e sem a formação de nuvens, segundo o meteorologista, a umidade relativa do ar cai. Em Divinópolis, a mínima pode chegar a 15%.
Outras cidades
A onda de calor não deixará imune nem as cidades do Centro-Oeste geralmente menos quentes que Divinópolis. Em Itapecerica e Camacho o termômetros devem marcar máxima de 37ºC nesta quinta (12) e sexta (13).
Em Oliveira, Formiga e Pará de Minas a máxima deverá ser de 36ºC. Calor também em Nova Serrana, Lagoa da Prata e Perdião com temperatura chegando a 37ºC.
Carmo do Cajuru e Pitangui também poderão ter máxima de 38ºC.