Estudantes da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) ocuparam o prédio da unidade de Divinópolis, na manhã desta segunda-feira (18). O grupo está no bloco administrativo em protesto contra a precarização dos contratos dos professores. Eles defendem a realização de concurso público e repudiam a decisão do Estado de realizar processo seletivo para designação dos docentes.
Em nota publicada nas redes sociais, o Movimento Estudantil Uemg Divinópolis disse não ter previsão para desocupar o prédio. Cobrou diálogo e pediu que o Estado reverta as últimas decisões tomadas. De acordo com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) um edital seria publicado ainda esta semana para designação de aproximadamente 200 professores.
Nesta segunda-feira (18), representantes do Diretório Acadêmico (DA) de Divinópolis, Passos e Ituiutaba embarcaram para Belo Horizonte em uma comitiva formada também por professores. Eles participam de uma reunião com o reitor Dijon Moraes Júnior e com o subsecretário de ciência, tecnologia e ensino superior, Márcio Pontes.
Por meio de nota, a Uemg disse que o processo de matrículas dos calouros está suspenso devido à ocupação e que espera normalizar a situação o mais breve possível.
A União Estudantil de Divinopolitana (UED) está acompanhando a ocupação. Segundo o presidente da UED, André Luis os estudantes estão em se dividindo em esquema de revezamento. A quantidade de aluno participante ainda não foi divulgada. Até esta terça-feira (19) uma nota aberta será divulgada pela entidade.
O portão da instituição está trancado. Pais e alunos que foram até lá para fazerem a matrículas estão sendo impedidos de entrarem. Neste momento, policiais militares chegaram ao local e estão tentando conversar com os manifestantes.