Nesta quinta-feira (11), as 3.654 escolas estaduais de Minas Gerais se abrem para receber os estudantes mineiros. É o início do ano letivo para mais de 2 milhões de crianças e jovens, matriculados no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos e outras modalidades, na rede estadual, em todas as regiões do Estado.

Para receber estes estudantes, as escolas estaduais iniciaram no dia 1º de fevereiro o ano escolar, com ações de planejamento pedagógico e organização da escola. Para cerca de 40% dos diretores de escolas, o trabalho é um desafio a mais, já que eles são novatos na direção escolar, nomeados após o processo de escolha ocorrido em dezembro do ano passado que contou com ampla participação da comunidade.

Diversas ações e projetos da Secretaria de Estado de Educação (SEE) serão implementados em 2016, somados a mudanças em modalidades de ensino que impactarão positivamente na vida dos estudantes. Como diretrizes destas ações e projetos estão o compromisso com o diálogo e a autonomia da escola. A gestão da SEE acredita que os gestores e a comunidade escolar, conhecedores de sua realidade e demandas, devem ser os protagonistas das mudanças necessárias para garantir uma educação pública mais democrática e de qualidade.

Entre estes projetos, está o desenvolvimento, pelas escolas, de projetos pedagógicos inovadores, que tem o objetivo de ampliar o conhecimento e a vivência dos estudantes e transformar o ambiente escolar. São projetos com temáticas diversas, como cultura, sustentabilidade, arte e disciplina, protagonismo juvenil, leitura e escrita, resgate de valores e da ética, cultura da paz, para os quais foram destinados cerca de R$ 60 milhões.

No total, serão desenvolvidos 3.160 projetos em 2.945 escolas, abrangendo estudantes dos ensinos Fundamental e Médio. Os recursos já foram depositados diretamente nas caixas escolares das escolas.