Amanda Quintiliano

O deputado estadual, Fabiano Tolentino (PPS) protocolou esta semana duas representações contra o aumento do pedágio da MG-050 e da BR-262. As denúncias foram feitas nas Procuradorias Gerais da República e Estado, contra as concessionárias Triunfo Concebra e AB Nascentes das Gerais, respectivamente.

Ambas aumentaram os pedágios no mês passado sem iniciar ou cumprir o cronograma de obras. Quem passa pela MG-050, rodovia que corta, por exemplo, Divinópolis, Itaúna, Formiga, está pagando R$5,80 por carro de passeio. Este foi o segundo reajuste em menos de seis meses.

Já os usuários da BR-262 que corta, por exemplo, Pará de Minas, Nova Serrana, precisam desembolsar R$5,10 também em relação a carro de passeio.

“Não podemos permitir estes aumentos sem qualquer obra. Agora que eles irão reiniciar essas obras”, afirmou Tolentino ao PORTAL.

Estas não são as primeiras denúncias feitas, principalmente, contra a AB Nascentes. O próprio Governo do Estado chegou a impetrar ação contra os aumentos. Esta semana, a prefeitura de Mateus Leme também acionou a Justiça devido ao atraso na conclusão das obras de duplicação no perímetro urbano da cidade.

Apesar das recorrentes ações na Justiça e denúncias no MP, os atrasos do cronogramas continuam ocorrendo.

“Esta é a forma que temos para pressionar a Nascentes. Se não fizermos nada fica mais cômodo para as concessionárias. Elas querem é isso mesmo, ganhar tempo. Quanto mais alegam atraso de licença, mais elas usam o nosso dinheiro para guardar e depois fazer as obras. Não deveria ser assim”, argumenta.

“A Parceria Público Privada é para viabilizar obras que o governo não pode pagar. Elas deveriam ser feitas primeiro para depois as empresas visarem o lucro”.

A argumentação das concessionárias são sempre as mesmas: o reajuste anual está previsto no contrato e é automático.

“No contrato também estão previstas as obras, os cronogramas que elas não cumprem”, rebate Tolentino.

Divinópolis

Previstas para serem concluídas no início do ano passado as intervenções na MG-050, perímetro urbano de Divinópolis, ainda não foram retomadas. Estão programadas a reformulação do trevo de acesso ao Centro Industrial, no bairro Icaraí; trincheira ligando o bairro Nossa Senhora da Conceição ao Alvorada; e também obras na região do bairro Quintino. A nova previsão é de o projeto ser executado no segundo semestre.

BR-262

A Triunfo alega que tem cinco anos para executar as obras a partir da licença ambiental que foi obtida no ano passado, ou seja, até 2021.