A Avivar Alimentos, empresa do segmento avícola, localizada em São Sebastião do Oeste recebeu habilitação para exportação e está pronta para iniciar as negociações internacionais. “A Avivar está pronta para ganhar o mundo”, diz o presidente da empresa, José Magela Costa, que comemora o credenciamento para exportação, concedido pelo Ministério da Agricultura (MAPA) e pelo Sistema de Inspeção Federal (SIF 960).
O documento autoriza que a Avivar exporte carne de aves “in natura”, para países asiáticos: Arábia Saudita, Emirados Árabes, Hong Kong, Iemem, Irã e Japão, incluindo também Maurício, país localizado no continente africano. “Por meio da certificação, os potenciais clientes situados em outros países contam com a segurança dos produtos Avivar, que diz respeito à qualidade, higiene, controle de riscos, padronização e rastreabilidade, além da inexistência do uso de hormônios e conservantes na carne de frango, que é proibido por lei e fiscalizado pelo Governo Federal. O conjunto desses fatores proporcionou a abertura de novas perspectivas de negócios em localidades da Ásia e África”, comenta o diretor industrial e um dos fundadores da Avivar Alimentos, Framir Araújo.
A abertura da Avivar para o mercado externo representa desenvolvimento econômico para a região onde a empresa opera. A economia do Centro-Oeste mineiro crescerá com o início do processo de exportação da Avivar, promovendo o desenvolvimento da cadeia produtiva avícola da região e do estado, o que irá gerar novas oportunidades de emprego e renda. Este fator reafirma o potencial da região para, no futuro próximo, atender ainda mais ao crescente aumento da demanda por alimentos no mundo.
O primeiro lote de carne de aves “in natura” Avivar será exportado, em breve, para países do continente asiático e africano. “Estamos começando a escrever uma nova página na nossa história. Todos os desafios que enfrentamos e vencemos nos trouxeram uma maior determinação para que melhoremos cada vez mais, de modo a cumprir nossa missão de contribuir para que o ser humano tenha melhor qualidade de vida. Esta conquista representa o envolvimento de todas as pessoas do nosso relacionamento, sobretudo, o público interno, que contribui diariamente com o desenvolvimento da empresa. Em termos de exportação foi dado o nosso primeiro passo. Outros virão, com certeza”, ressalta o vice-presidente da Avivar, Antônio Carlos Costa.