Estoques do sangue O é o que estão mais baixos, tanto positivo quanto negativo; Clima seco e vacinação são os principais influenciadores

Ayllana Ferreira

Das 7 às 10 horas, de segunda a sexta-feira, a Fundação Hemominas, em Divinópolis, está atendendo voluntários para doação de sangue. Segundo dados enviados pela instituição, o banco de sangue apresenta baixa quando comparado ao anterior.

A rede de estoques do sangue O é o que mais faz falta, tanto positivo quanto negativo. Eles apresentaram, respectivamente, índices de 30% e 40% de queda. Um é o sangue de maior parte da população, enquanto o outro, doador oficial de todos os tipos sanguíneos, que corresponde a somente 9% da população.

De acordo com o Hemoninas, a queda nos estoques se dá, principalmente, devido ao clima seco que aumenta a quantidade de doenças respiratórias, e a vacinação, posto que após vacinar, o doador deve esperar, no mínimo, quatro semanas para realizar doação.

A baixa de sangue é um fator de risco, visto que uma única bolsa é capaz de salvar até quatro pessoas. Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos anos, as taxas de doação permaneceram estáveis, o que demonstra maior conscientização da população.

Para doar

O Hemominas tem capacidade de atender até 70 doadores por dia. Os interessados devem se cadastrar pelo site da instituição ou pelo telefone de contato (37) 3216-6500. É importante antes de doar verificar os critérios de doação, também presentes no site.