BD Tech Hub já atendeu milhares de pessoas e transformou digitalmente a rotina de dezenas de empresas na região Centro-Oeste de Minas.
Ajuste do tempo médio de espera do cliente, padronização de respostas, transferência de atendimento, recursos do WhatsApp. Todas essas ferramentas são oferecidas pelo Lais APP. Desenvolvida por uma startup de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, o empreendedor Gustavo Consoli apostou em uma tecnologia capaz de ajudar empresas a se adequarem ao mercado e aperfeiçoarem o relacionamento com o cliente.
O PORTAL GERAIS inicia hoje uma série de reportagens que mostra como políticas públicas ajudam a fomentar micro e pequenos negócios.
Hoje, a startup atende empresas de várias regiões do país. O empresário é um exemplo de que políticas públicas podem refletir na economia digital.
Ele apostou em programas de incentivo a novas tecnologias desenvolvidos por entes públicos. O “Acelera GOV.Tech” é um exemplo. Mas, bem pertinho de Divinópolis, Consoli encontrou uma oportunidade de vitrine para o “novo negócio”.
Ele participou de uma das edições do BD Tech Hub – um programa desenvolvido pela prefeitura de Bom Despacho, na mesma região. Trata-se de uma ferramenta para impulsionar profissionais qualificados para as profissões do futuro, além de fomentar novas tecnologias.
Um dos braços do programa é o Festival de Inovação e Tecnologia do Centro-Oeste Mineiro (FITCOM). O evento une pessoas influentes no mercado tecnológico, incentivando a criação de conexões e parcerias, fortalecendo o ecossistema regional e gerando oportunidades significativas para os empreendedores locais.
“Esse crescimento que nós tivemos dentro do programa de aceleração, que acabamos vencendo, foi justamente também pelo apoio do BD Tech Hub nessa caminhada. Abriram portas para que pudéssemos chegar a um programa do governo estadual que se chama Cidade do Futuro”, comenta Gustavo Consoli.
Ecossistema tecnológico
O BD Tech Hub nasceu há cerca de dois anos. Ele visa impulsionar o desenvolvimento do ecossistema tecnológico e de negócios locais, proporcionando oportunidades para todas as faixas etárias.
“Oferecemos projetos que vão desde a introdução de jovens ao mundo do empreendedorismo e da inovação até a inclusão digital de idosos”, explica a coordenadora do programa, Natália Fernandes.
O BD Tech Hub desempenha um papel crucial para o desenvolvimento econômico de Bom Despacho, assim como regional. Ao investir em tecnologia, inovação e empreendedorismo, o programa cria um ambiente para o surgimento de novos negócios.
“Também contribui para a geração de empregos, já que atualmente o setor de tecnologia é um dos que mais cresce e cria empregos de alta qualificação. Além disso, essas políticas permitem investimentos em educação e treinamentos, garantindo que a força de trabalho esteja preparada para ocupar esses novos postos que exigem mais qualificação”, afirma o professor universitário especialista em gestão empresarial, Wagner Almeida.
Além disso, essas políticas contribuem para a inclusão digital e a equidade social, criando oportunidades para que mais pessoas participem da economia digital. Além disso, com possibilidades de recrutamento kafka engineer.
“Cria um ambiente favorável ao empreendedorismo, incentivando o surgimento de novos negócios, bem como a possibilidade de disponibilização de linhas de financiamento mais facilitadas para esses empreendedores”, analisa.
Fomento local e regional
Além de Gustavo Consoli, há outros exemplos. Adriano Verane, personal trainer, é um deles. De Bom Despacho e aluno de um dos cursos ofertados pelo programa, ele aplicou o conhecimento na informatização.
“O pessoal auxiliou muito na criação de estratégias e fomos ajustando as pontas soltas em relação à digitalização”, detalhou.
Elenice Antunes, empresária do ramo alimentício que produz geleias artesanais e saudáveis, também viu o negócio despontar a partir da participação do Programa Ideação – que integra o BD Tech Hub.
“Pude compreender melhor o meu público-alvo, entender a dor do meu cliente e validar o meu produto como um bom produto. Os benefícios que tive com o programa foram maior maturidade, maior segurança para divulgar meu produto e direcioná-lo para as pessoas certas”, conta a empresária.
- Câmara de Divinópolis será ponto de arrecadação para vítimas das chuvas
- Fábrica clandestina de fogos explode em Santo Antônio do Monte
- Homem morre após carro cair sobre ele em Santo Antônio do Monte
- Faltou prioridade da prefeitura, diz Lohanna sobre alagamentos em Divinópolis
- Divinópolis enfrenta alto risco de epidemia de dengue em 2025
Oportunidades
Conforme os dados divulgados pela coordenação, o programa impactou mais de três mil pessoas nos dois anos de programa. Além disso, percebeu-se que houve um crescimento de 49,17% na maturidade de transformação digital das empresas envolvidas, sendo 54 transformadas digitalmente e 15 negócios acelerados.
Ainda de acordo com o levantamento, houve a realização de mais de 200 conexões e 44 parcerias estratégicas estabelecidas para suportar o desenvolvimento tecnológico e empresarial.
Com projetos focados em diferentes públicos, o programa cria diversas frentes de impacto, como o Projeto Cria, que já atendeu mais de 600 jovens, e o Projeto Ideação, que já construiu mais de 30 novas ideias de negócios.
Atualmente, o BD Tech Hub possui seis projetos focados em diferentes públicos, abrangendo desde empresas e startups até pessoas jovens e idosas. Os programas possuem a duração de 4 semanas a seis meses, dependendo do tipo de objetivo.
Os programas
- BD Cria: tem como objetivo o fomento à cultura empreendedora e ao desenvolvimento de novos negócios por jovens, por meio da oferta de conteúdo técnico.
- BD Tô na Rede: tem como proposta capacitar idosos na utilização de redes sociais para promoção da qualidade de vida, ao mesmo tempo em que os alerta sobre possíveis males e perigos que possam encontrar neste ambiente, auxiliando na precaução.
- BD Transforma: direcionado para a transformação digital de micro e pequenas empresas, proporcionando novas formas de interagir com os clientes e monetizar seus serviços digitalmente, por meio da incorporação de tecnologias digitais e da mudança de mentalidade do empresário e seus funcionários.
- Acelera Ideação, Acelera Pré-Aceleração e o Acelera Aceleração: são complementares, levando os empresários desde a ideia de negócios até a formalização completa do negócio.
Brener Mouroli e Amanda Quintiliano*