Bebê nasce dentro de ambulância do Samu
Bebê nasce dentro de ambulância do Samu (Foto: Divulgação/ Samu)

Mulher entra em trabalho de parto no centro da cidade de Cristais e, ao caminho da maternidade, deu a luz ao bebê

Uma gestante iniciou trabalho de parto no centro da cidade de Cristais na última quarta (25/10). A equipe do SAMU foi acionada e rapidamente o socorrista, Tiago Ferreira, e o técnico em enfermagem, Luiz Fernando Almeida, seguiram até o local. Eles passaram a avaliação inicial para o médico da Central de Regulação, que orientou levar a mulher para a maternidade de Campo Belo.

Entretanto, durante o deslocamento até a maternidade, o enfermeiro Luiz Fernando percebeu que as contrações estavam intensas. Portanto, Luiz pediu ao motorista que parasse em um local seguro e apoiaram a gestante no parto. “Fiz todos os procedimentos conforme os protocolos, clampei o cordão e o cortei. Numa outra contração veio a placenta. Tudo fluiu tranquilo e concluímos o trajeto até a maternidade com as duas muito bem. A bebê se chama Maitê.”, diz emocionado o técnico em enfermagem, Luiz Fernando.

“Como sempre falamos, uma ambulância não é o melhor local para o nascimento de um bebê, mas em algumas situações não dá tempo de chegar até o hospital e nossas equipes são preparadas para todo tipo de atendimento. Parabenizamos os socorristas pelo excelente trabalho e por terem realizado o primeiro parto dentro da Unidade de Suporte Básico (USB) da Base do SAMU em Cristais, desde a inauguração em 10 de agosto de 2021.”, enfatiza José Marcio Zanardi, secretário executivo do CIS-URG Oeste.