Bom Despacho receberá Unidade de Suporte Avançado do SAMU
Foto: Samu-CIS-URG Oeste / Divulgação

A nova unidade atuará em conjunto com uma Unidade de Suporte Básico (USB) existente, oferecendo um atendimento mais completo à população.

Na próxima sexta-feira (20/09), às 09 horas, será realizada a cerimônia de entrega da Unidade de Suporte Avançado (USA) para o município de Bom Despacho. O evento ocorrerá na base descentralizada do SAMU e marcará o início dos atendimentos da nova unidade, previsto para início no dia 23 de setembro.

Equipe

A unidade contará com uma equipe composta por um condutor socorrista, um enfermeiro e um médico, e está equipada com tecnologia avançada que torna uma UTI móvel. Entre os equipamentos de destaque está o ultrassom portátil, que permite ao médico avaliar lesões graves e direcionar a vítima ao hospital mais adequado para tratamento. Outro destaque é o medicamento tenecteplase, utilizado na dissolução de trombos ou coágulos sanguíneos, essencial para o tratamento de infartos.

Nova unidade

A ambulância foi disponibilizada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste) e já conta com autorização e convênio junto ao Governo de Minas. A nova unidade atuará em conjunto com a Unidade de Suporte Básico (USB), que já atende Bom Despacho e cidades vizinhas desde junho de 2017, data de início do SAMU na região oeste.

Atendimento à população

José Márcio Zanardi, secretário executivo do CIS-URG Oeste, destacou: “Mais uma unidade dentro do conjunto, que sem dúvida alguma quem ganha é o município, a microrregião, bem como toda a macrorregião oeste que passa a contar, a partir do dia 23 de setembro, com os atendimentos da Unidade de Suporte Avançado. Nessa parceria com o governo do estado, temos a certeza de que poderemos sempre, cada vez mais, fazer um atendimento melhor à população.”

Agradecimento

Marco Aurélio Lobão complementou: “Assim também poderemos atualizar os intervalos de assistência, sabendo que essa capilaridade diminui a possibilidade de termos que fiquem com recursos inexistentes para chamadas que são cada vez mais frequentes e crescendo em nossa central de regulação. Agradecemos ao Estado, à Federação, aos Municípios por todo o empenho e certamente o CIS-URG Oeste continuará se esforçando cada vez mais para que a assistência prestada pelo SAMU 192 seja completa e integral.”