A redução dos casos foi alcançada por meio de diversas ações de combate e prevenção
Bom Despacho, na região Centro-Oeste de Minas, comemora uma importante conquista na saúde pública com a redução de mais de 50% nos casos de dengue. Após um pico de registros entre 25 de fevereiro e 02 de março, conhecido como semana epidemiológica 09, o município observou uma diminuição nos casos. Assim, alcançando uma redução de 51% na semana 14, entre 31 de março e 06 de abril.
Quedas nos registros no município
Este cenário reflete o padrão sazonal da dengue, que geralmente apresenta aumento de casos e risco de epidemias de outubro a maio. De acordo com a prefeitura, a tendência de queda nos registros em Bom Despacho segue as previsões dos epidemiologistas para o estado de Minas Gerais. Elas antecipavam, então, o declínio após o pico no início de março.
- Suspeito de agredir morador de rua tem histórico de violência doméstica e furto
- Com investimento de 12,5 milhões é inaugurado o Centro de Inteligência em Defesa Civil
- Tortura e racismo: Agressor de morador de rua será investigado em Itaúna
- Motorista morre após carreta tombar na BR-494, em Cláudio
- Motociclista morre em acidente em Pará de Minas
Atendimentos aos pacientes
Como resposta a esta diminuição, a Secretaria de Saúde do município anunciou o encerramento das atividades da Unidade Referência de Dengue, Zika e Chikungunya. Contudo, ela ainda funcionará até o dia 14 de abril.
A partir do dia 15 de abril, o atendimento aos pacientes, conforme a prefeitura, com suspeita dessas doenças será realizado nas Unidades Básicas de Referência e no Pronto Atendimento após as 17h. Isso valre também para os finais de semana e feriados.
Redução dos casos
Para alcançar essa redução, o município empregou diversas estratégias de combate e prevenção à dengue. Por exemplo, ações educativas, mutirões de limpeza, utilização de Fumacê e Motofog, além da capacitação dos profissionais de saúde.